Receita de Papillote de Pargo com Purê de Banana-da-terra da chef Alessandra Marcossem.

Ingredientes (serve duas pessoas)

100g de azeite de poejo*
600g de banana-da-terra
50g de castanhas-do-pará
320g de filés de pargo
80ml de leite de coco
1g de pimenta-do-reino
2 g de sal de cozinha

*Azeite de poejo: Em um mixer ou liquidificador adicione 1 litro de azeite e 70g de poejo fresco higienizado e triture até obter consistência de molho. Rendimento de 1l de azeite aromatizado.

* Não aconselhável a ingestão do azeite de poejo para gestantes.

Tempo de preparo

35 a 40 minutos

Calorias

1010 cal

Modo de preparo

1- Preaqueça o forno a 180ºC. Em uma tábua, corte os filés do pargo ao meio na largura, tempere-os com uma pitada de sal e de pimenta-do-reino, e reserve. Quebre as castanhas em pedaços menores com a ponta da faca e reserve também. Em uma assadeira grande, disponha as bananas-da-terra e leve ao forno. Enquanto elas começam a assar…

2- Vamos montar os papillotes. Abra as folhas de papel laminado sobre uma superfície e disponha 1 colher do azeite de poejo sobre o centro de cada folha, espalhando com o auxilio da própria colher (lembre-se que você vai ter que dobrar o papel laminado para fechar). A seguir, deite um peixe sobre cada cama e regue ambos usando 60ml de azeite de poejo restante.

Papillote de Pargo com Purê de Banana-da-terra: fazendo_papilote_de_peixe

3- Para fechá-los, dobre as folhas de papel laminado sobre o peixe. Lacre bem todas as laterais do papel para não escapar o vapor, mas lembre-se de deixar uma folga dentro dos papillotes, para o vapor poder circular dentro deles e assim conseguir um melhor cozimento do peixe.

4- Abra o forno e disponha os papillotes de pargo na mesma assadeira das bananas. Se preferir, pode também usar uma assadeira diferente (e nem precisa, nesse caso, retirar as bananas). O importante é levar bananas e papillotes de volta ao forno quente para assar, por mais 15 minutos. Ao final, as bananas devem estar pretas. Retire-as e, com auxílio de um garfo e uma faca, faça cortes longitudinais na casca das bananas.

Papillote de Pargo com Purê de Banana-da-terra: abrindo_banana_assada

5- Retire as polpas e amasse-as com um garfo em uma vasilha, misturando o leite de coco aos poucos até obter consistência de purê (caso preferir, utilize um mixer, processador de alimentos, ou liquidificador para fazer o purê de banana-da-terra). Prove e, se achar necessário, adicione o restante do sal.

Papillote de Pargo com Purê de Banana-da-terra: amassando_banana-da-terra

6- Abra finalmente os papillotes no momento de servir. Sirva o purê de banana-da-terra no centro do prato com o pargo por cima, regue com o restante do molho e finalize salpicando as castanhas-do-pará picadas.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!