O picadinho é um dos pratos brasileiros que mais se destacam na linha de comfort food – termo que se refere a refeições caseiras, que remetem à infância e a épocas singelas da vida – e pode ser acompanhado por vários itens pois é versátil. Este picadinho de alcatra ficou ótimo com purê e ervilhas!

Ingredientes (serve duas pessoas)

400g de miolo de alcatra
1 cebola
10g de salsinha
30g de manteiga
1 cubo de caldo de legumes
60ml de molho inglês
30ml de molho de mostarda
4g de alho
400g de tomate pelado
100g de ervilha
300g de batata
15g de leite em pó
Sal
Pimenta-do-reino
Azeite
Óleo

Tempo de preparo

40 a 45 minutos

Calorias

761 cal

Modo de preparo

Picadinho e Purê de Batatas com Ervilha: picadinho_pure

1- Descasque e corte as batatas em fatias finas (quanto mais finas, mais rápido irão cozinhar). Coloque essas fatias em uma panela pequena, acrescente cerca de 3 xícaras de chá de água, leve ao fogo médio e deixe que cozinhem com a panela semi-tampada por cerca de 20 minutos ou até estarem bem macias.

Picadinho e Purê de Batatas com Ervilha: cortando_carne_picadinho

2- Enquanto isso, pique bem o alho, a cebola e a salsinha. Corte a carne em cubos de cerca de 2x2cm. Leve 2 copos americanos com água ao micro-ondas e aqueça por cerca de 1 minuto (ou, se preferir, aqueça por cerca de 6 minutos em uma panela em fogo médio). Em um dos copos, misture o leite em pó e no outro misture o caldo de legumes, mexendo até ficar bem diluído e reserve ambos os copos. Abra a embalagem de tomate pelado, retire os tomates (mas não descarte o líquido da lata) e corte-os em cubinhos.

Picadinho e Purê de Batatas com Ervilha: cozinhando_picadinho

3- Em uma panela média, em fogo médio, coloque 1 colher de chá de azeite e 1/3 da manteiga. Quando a manteiga derreter e começar a borbulhar, acrescente metade da carne picadinha. Deixe por aproximadamente 3 minutos, mexendo devagar de vez em quando até tudo estar bem dourado. Quando isso acontecer, retire, reserve e acrescente na mesma panela a outra metade da carne picadinha, seguindo o mesmo procedimento.

Picadinho e Purê de Batatas com Ervilha: molho_picadinho

4- Quando a segunda metade estiver dourada, volte a primeira metade para a panela e acrescente a cebola e o alho picados, tempere com 1 colher de chá de sal e 1⁄2 colher de chá de pimenta-do-reino, refogue por cerca de 2 minutos ou até que fiquem levemente dourados também e adicione a mostarda, a salsinha e o tomate picado com o molho da embalagem. Na sequência, adicione o caldo de legumes e o molho inglês, mexa bem e deixe cozinhar em fogo baixo por mais cerca de 30 minutos ou até que a carne esteja bem macia e desligue o fogo em seguida.

Picadinho e Purê de Batatas com Ervilha: pure_picadinho

5- Quando as batatas estiverem bem macias, escorra toda a água e, na mesma panela de cozimento, amasse-as com a ajuda de um garfo para obter um purê rústico (ou, se preferir, esprema-as e passe-as em uma peneira para retirar os grumos) e deixe reservado sobre o fogão. Aqueça uma frigideira ou panela pequena por 1 minuto em fogo baixo, acrescente 1 colher de chá da manteiga restante e refogue a ervilha por cerca de 2 minutos, mexendo sempre, e desligue o fogo.

Picadinho e Purê de Batatas com Ervilha: pure_picadinho

6- Tempere as batatas amassadas com 1/2 colher de chá de sal, acrescente o restante da manteiga e o leite e ligue o fogo médio. Mexa até formar um purê homogêneo, sem deixar grudar nas laterais e no fundo para não queimar. Adicione então as ervilhas, acerte o sal (se necessário) e reserve tampado até o picadinho estar macio. Sirva-os juntos.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!