Em São Paulo, destaca-se a influência das colônias japonesa e chinesa. Conhecemos bem o sushi, o yakisoba e acrescentamos o shoyu no nosso repertório de molhos. Agora, prepare-se para um prato “orientalmente paulistano”: um picadinho moderno, cremoso e suculento!

Ingredientes (serve duas pessoas)

300g de contrafilé
1 pimentão vermelho
8g de alho
10g de gengibre
30g de amendoim torrado
30ml de molho shoyu
150g de arroz branco
30ml de vinagre de arroz
30g de amido de milho
1 cenoura
Sal
Pimenta-do-reino
Óleo

Tempo de preparo

25 a 30 minutos

Calorias

678 cal

Modo de preparo

Picadinho Oriental e Arroz Branco: bife_tiras

1- Em uma tábua, corte os bifes em tiras finas (de cerca de 1cm x 3cm), transfira-as para uma tigela e tempere-as com 1 colher de chá de sal e 1⁄2 colher de chá de pimenta-do-reino moída. Não volte a carne para a geladeira: ela precisa estar em temperatura ambiente para não esfriar o fundo da panela na hora de cozinhar.

Picadinho Oriental e Arroz Branco: mise_picadinho

2- Lave a tábua em que cortou a carne e então corte o pimentão ao meio, descarte as sementes e as partes brancas e corte-o em quadrados médios. Descasque e corte a cenoura em rodelas finas. Pique bem o alho, descasque e rale o gengibre e reserve.

Picadinho Oriental e Arroz Branco: molho_picadinho

3- Em uma tigela, coloque 1⁄3 de xícara de chá de água, o shoyu, o vinagre de arroz e o amido de milho. Mexa bem com uma colher para dissolver e reserve para acrescentar depois no picadinho.

Picadinho Oriental e Arroz Branco: cozinhando_arroz

4- Em uma panela pequena, em fogo médio, aqueça 1 colher de sopa de óleo por cerca de 1 minuto e refogue metade do alho picado. Adicione o arroz, acompanhamento do picadinho, e mexa bem, tempere com 1 colher de chá de sal e acrescente o dobro de água (cerca de 1 1⁄2 xícaras de chá de água). Cozinhe em fogo baixo com a tampa semi-tampada até reduzir pela metade, então termine a cocção com a tampa fechada até toda a água secar. O cozimento total levará cerca de 15 a 20 minutos.

Picadinho Oriental e Arroz Branco: misturando_picadinho

5- Em uma panela média, em fogo médio, aqueça 1 colher de sopa de óleo por cerca de 1 minuto e junte as tirinhas de carne. Deixe-as dourar por cerca de 2 minutos e só mexa quando a carne descolar da panela. Afaste as tirinhas de carne para uma das laterais da panela e, na outra, acrescente o restante do alho, o pimentão e a cenoura. Mexa e refogue por cerca de 2 minutos.

Picadinho Oriental e Arroz Branco: misturando_picadinho

6- Junte o gengibre ralado. Misture bem, refogue por mais 1 minuto e acrescente 1 copo de 300ml de água quente. Adicione a mistura de água, shoyu, vinagre e amido. Mexa por cerca de 2 a 3 minutos até formar um molho grosso. Desligue o fogo, acrescente o amendoim e misture. Sirva o picadinho acompanhado do arroz.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!