Receita de Pintado em Azeite de Capim-limão com Tomates Tostados e Aspargos feita pelo chef Michel Pessoa.

Ingredientes (serve duas pessoas)

2 filés de pintado
7g de sal
1g de pimenta-do-reino
80ml de azeite
10g de capim-limão
3 tomates
5g de pimenta dedo-de-moça
8g de alho picado
7g de salsinha crespa
135g de aspargos

Tempo de preparo

40 minutos

Calorias

566 cal

Modo de preparo

1- Preaqueça o forno à 180ºC. Aqueça uma panela com água e 2g de sal até abrir fervura. Tire o olho dos tomates e corte-os em 4 partes, descasque os aspargos e corte o talo retirando a parte fibrosa (o melhor jeito de achar o ponto certo é dobrar o caule, bem perto da base: a parte dura se quebra sozinha) e pique a salsinha finamente. Tempere os filés com 2g de sal, metade da pimenta preta e reserve.

2- Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio com 25ml de azeite e o capim-limão até o ponto de fervura. Retire do fogo, passe para um bowl e reserve. Volte a mesma frigideira para o fogo e aumente para chama alta, quando estiver bem quente (fumaçando) adicione um fio de azeite e disponha os tomates, tempere com 2g de sal e o restante da pimenta e vire até tostar bem todas as faces. Retire-os da frigideira e reserve para esfriar.

Pintado em Azeite de Capim-limão com Tomates Tostados e Aspargos: tostando_tomates

3- Limpe a frigideira, volte ao fogo e abaixe para chama média. Adicione o restante do azeite, a pimenta dedo-de-moça, deixe por um minuto e então adicione o alho, espere mais um minuto e finalize com a salsa picada. Despeje esta mistura em um bowl e reserve. Na panela de água fervente, adicione os aspargos e deixe-os por aproximadamente 10 segundos. Retire e passe-os diretamente para o bowl com água e gelo para parar a cocção.

4- Volte a mesma frigideira ao fogo e aumente para chama alta, quando estiver bem quente, adicione metade do azeite aromatizado e grelhe o primeiro lado do peixe por 2,5 minutos ou até que fique dourado (comece dourando com a parte que será servida para cima, neste caso o lado que não tem a mancha). Após dourar a primeira face, vire e deixe grelhar por mais um minuto e reserve.

Pintado em Azeite de Capim-limão com Tomates Tostados e Aspargos: grelhando_pintado

5- Corte os aspargos em 3 partes e adicione no bowl que contém os temperos. Adicione também, neste mesmo bowl, os tomates e mexa delicadamente para incorporar os sabores. Experimente e, se julgar necessário, adicione mais sal para adequar ao seu paladar.

6- Em uma assadeira antiaderente leve os filés de pintado ao forno preaquecido para finalizar a cocção. Regue com um fio do azeite de capim limão e deixe por 5 minutos. Cheque se está adequado ao seu paladar, se julgar necessário, volte por mais um ou dois minutos. Monte o prato com o pintado, a salada de tomates tostados com aspargos, finalize com a salsinha picada e sirva com o restante do azeite de capim-limão ao lado do prato.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!