Receita de Pirarucu com Farofa de Jambu, Redução de Tucupi e Pupunha Assada feita pelo chef Igor Blinstrub.

Ingredientes (serve duas pessoas)

300g de filé de pirarucu
25g de farinha d’água
15g de Jambu
190ml de tucupi
200g de palmito pupunha
20g de manteiga
5g de alho
60g de cebola
5g de chicória do Pará
3g pimenta cheirosa do Pará
5g de manjericão
20ml de Azeite
1 Limão Tahiti
1g de pimenta preta
5g Sal
Papel alumínio
Papel toalha

Tempo de preparo

40 minutos

Calorias

448 cal

Modo de preparo

1- Preaqueça o forno a 180ºC. Descasque o alho e corte-o ao meio, corte também ao meio a pimenta de cheiro, retirando e descartando suas sementes, e reserve. Pique as folhas de jambu grosseiramente e a alfavaca finamente. Tempere o palmito pupunha com 1g de sal, metade da pimenta preta moída, a alfavaca e 6ml de azeite. Leve ao forno em uma assadeira coberta com o papel alumínio e deixe assar por aproximadamente 15 minutos ou até estar macio. Reserve aquecido.

2- Retire o suco do limão, retire as sementes do líquido e tempere os filés com esse suco de limão, 2g do sal e o restante da pimenta preta. Reserve em seguida.

Pirarucu com Farofa de Jambu, Redução de Tucupi e Pupunha Assada: temperando_pirarucu

3- Em uma panela média, em fogo baixo, aqueça o tucupi com o alho, a pimenta de cheiro e a chicória.

4- Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio, coloque a manteiga e refogue a cebola por aproximadamente 30 segundos, adicione 3g de sal, o jambu e a farinha d’água, mexendo sempre por aproximadamente 3 minutos. A textura desta farofa de jambu deve ser úmida. Utilize o restante do sal para acertar o tempero, se necessário, e reserve em seguida.

5- Retire os filés do tempero e seque bem cada pedaço com o auxílio do papel toalha. Em fogo alto, aqueça uma frigideira antiaderente até ficar bem quente, adicione o restante do azeite e sele ambos os lados dos filés por aproximadamente 2 minutos de cada lado ou até ficarem dourados.

Pirarucu com Farofa de Jambu, Redução de Tucupi e Pupunha Assada: selando_pirarucu

6- Após os filés estarem selados, transfira-os para uma assadeira e disponha a farofa de jambu sobre cada um, pressionando levemente para compactar, e leve ao forno por cerca de 20 minutos. Para a montagem, corte os toletes de pupunha ao meio no sentido do comprimento, retire o alho e a pimenta do tucupi e em um prato fundo disponha o tucupi. No centro, coloque o peixe sobre o líquido e ao lado os toletes de pupunha.

Pirarucu com Farofa de Jambu, Redução de Tucupi e Pupunha Assada: cobrindo_pirarucu_com_farofa-de-jambu

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!