Receita de Pirarucu com Sagu de Vinagrete de Caju e Coentro feita pela chef Carina Orlando.

Ingredientes (serve duas pessoas)

400g de filé de Pirarucu
70g de sagu
10g de coentro
100ml de suco de caju concentrado
40g de farinha de castanha de caju
10g de cebola roxa picada
20ml de azeite
7g de sal refinado
3g de pimenta dedo-de-moça picada
30g de farinha de mandioca
10g de manteiga
2 bananas-da-terra
10g de salsinha
5g de tomilho

Tempo de preparo

35 minutos

Calorias

832 cal

Modo de preparo

1- Preaqueça o forno a 200°C. Coloque o sagu em uma panela com 1l de água. Deixe cozinhar em fogo alto por 25 minutos com a panela tampada, lembrando de mexer de vez em quando, para que o sagu não grude no fundo da panela. Pique o coentro e a salsinha finamente.

2- Tempere o peixe com 3g de sal. Em uma frigideira antiaderente aqueça 6ml de azeite em fogo alto e sele os filés de pirarucu por 2 a 4 minutos de cada lado, ou até que fiquem dourados. Coloque-os em uma assadeira e asse por 10 minutos. Após esse tempo, verifique o centro do peixe. Caso perceba que necessita de mais cozimento, deixe mais alguns minutos no forno. É importante sempre acompanhar o cozimento do peixe, pois a temperatura interna dos fornos pode variar de uma cozinha para outra.

Pirarucu com Sagu de Vinagrete de Caju e Coentro: grelhando_file-de-pirarucu

3- Retire a casca da banana e corte-a ao meio no sentido do comprimento. Na mesma frigideira, aqueça 6ml de azeite e grelhe a banana por aproximadamente 3 minutos de cada lado, ou até que ambos os lados fiquem dourados. Reserve.

Pirarucu com Sagu de Vinagrete de Caju e Coentro: grelhando_banana-da-terra

 

4- Ainda na mesma frigideira, derreta a manteiga em fogo baixo e coloque a metade da salsinha picada. Refogue por aproximadamente 20 segundos e, então, adicione a farinha de mandioca e a farinha de caju, sempre mexendo. Refogue por, aproximadamente, 1 minuto. Tempere com 1g de sal, ou de acordo com o seu paladar. Reserve.

5- Com ajuda de uma peneira, escorra a água quente do sagu (descarte a água). Coloque a peneira com o sagu sob água corrente fria, e segure até que o sagu esfrie por completo. Em seguida, coloque o sagu em um bowl e misture com a cebola roxa, a pimenta dedo-de-moça, o coentro, o restante da salsinha e o suco de caju. Tempere com o restante do azeite, do sal e mexa bem.

6- Na hora de montar o prato, espalhe a farofa fazendo uma “fileira”. Disponha as bananas-da-terra e o pirarucu ao lado. Regue com o sagu de vinagrete de caju e decore com um raminho de tomilho.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!