Polenta é um prato que deu a volta por cima: Era considerada comida de camponeses e não tinha vez na mesa dos mais abastados, mas esse quadro mudou e atualmente ela é muito consumida principalmente no norte da Itália, por todos. Pode ser recheada, coberta por molho, frita, mole…você escolhe! Nesta receita, além de aprender a fazer polenta, você vai descobrir como fazê-la recheada com queijo e acompanhada por um delicioso ragu de mignon.

Ingredientes (serve duas pessoas)

300g de filé mignon
120g de milharina
1 tomate italiano
60g de queijo mussarela
40g de extrato de tomate
3g de noz-moscada
5g de manjericão
1 cebola
30g de queijo parmesão
Sal
Pimenta-do-reino
Óleo
Azeite

Tempo de preparo

30 a 35 minutos

Calorias

654 cal

Modo de preparo

Polenta Recheada de Queijo e Ragu de Mignon: Tomate, cebola e manjericão picados e queijo ralado

1- Preaqueça o forno a 300°C. Descasque e corte a cebola em cubinhos. Corte o tomate ao meio, retire as sementes e em seguida corte-o em cubos de cerca de 1x1cm. Rale o queijo mussarela em um ralador fino e desfolhe o manjericão, reservando um ramo para decoração.

Polenta Recheada de Queijo e Ragu de Mignon: Cozinhando polenta

2- Em uma panela, ferva 1 litro de água com 2 folhas de manjericão e a noz-moscada. Reserve 1 concha dessa água para o molho de tomate e então adicione a milharina ao restante da água aos poucos, mexendo sem parar por 8 minutos ou até que engrosse e fique bem cremosa. Tempere com sal a gosto.

Polenta Recheada de Queijo e Ragu de Mignon: Espalhando mussarela ralada por cima da polenta

3- Em uma assadeira untada com óleo, coloque metade da polenta e, por cima, espalhe o queijo mussarela. Cubra com o restante da polenta e finalize polvilhando com o queijo parmesão ralado. Leve ao forno para gratinar por aproximadamente 10 minutos.

Polenta Recheada de Queijo e Ragu de Mignon: Grelhando filé mignon

4-  Corte o mignon em cubos de 1x1cm e tempere com sal e pimenta-do-reino moída. Em uma frigideira em fogo alto, aqueça um fio de azeite, grelhe o filé mignon por aproximadamente 2 minutos e reserve à parte em seguida.

Polenta Recheada de Queijo e Ragu de Mignon: Adicionando o filé mignon ao extrato de tomate

5- Na mesma frigideira em que grelhou a carne, aqueça um fio de azeite e doure a cebola por cerca de 1 minuto. Adicione o tomate, o extrato e a água reservada e cozinhe por cerca de 6 minutos. Então, acrescente e misture a carne grelhada e ajuste o sal, se necessário.

Polenta Recheada de Queijo e Ragu de Mignon: Cortando polenta recheada ao meio

6- Retire a polenta do forno e espere esfriar por cerca de 5 minutos. Corte na metade, sirva com o ragu de carne ao lado e decore com as folhas e o ramo de manjericão.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!