O delicioso polpetone também tem lugar em uma vida fresh! Afinal, a carne macia e bem temperada vai te levar para as nuvens na primeira mordida. Já a combinação com um verdadeiro molho de tomate e a polenta cremosa transforma o prato em uma fonte de inspiração. Só provando para saber!

Ingredientes (serve duas pessoas)

300g de patinho moído
10g de leite em pó integral
70g de pão de forma
1 ovo
20g de queijo parmesão ralado
5g de salsa
6g de alho
400g de tomate pelado
5g de açúcar
140g de milharina fina
10g de manteiga
Sal
Pimenta-do-reino
Óleo
Azeite

Tempo de preparo

40 a 45 minutos

Calorias

752 cal

Modo de preparo

Polpetone ao Molho Pomodoro e Polenta Cremosa: Adicionando os tomates esmagados

1- Em uma tábua, pique bem o alho e a salsa. Em um bowl médio, esmague os tomates com um garfo. Em uma panela média, em fogo médio, aqueça 1 colher de sopa de azeite por 30 segundos e refogue 2⁄3 do alho até ficar levemente dourado. Então, adicione os tomates esmagados, acrescente 1 xícara de chá de água, tempere com 1 colher de café de sal e o açúcar e deixe cozinhar com a panela tampada em fogo baixo por aproximadamente 10 a 15 minutos, mexendo às vezes e verificando o ponto do molho. Preaqueça o forno a 180ºC.

Polpetone ao Molho Pomodoro e Polenta Cremosa: Molhando pão com leite

2- Dilua o leite em pó em 1⁄2 xícara de chá de água. Quebre o ovo em uma tigela média e bata bem com o auxílio de um garfo ou fouet para misturar a clara com a gema. Coloque o leite em outra vasilha, corte o pão em cubos e deixe-o de molho no leite por 5 minutos. Unte uma travessa ou assadeira com 1 colher de sopa de óleo e reserve. Em uma tigela grande, coloque o pão umedecido, a carne moída, 1⁄3 do parmesão, o ovo, 1 1⁄2 colher de chá de sal, 1⁄2 colher de chá de pimenta-do-reino e a salsa. Misture bem para incorporar os ingredientes.

Polpetone ao Molho Pomodoro e Polenta Cremosa: Dourando os polpetones

3- Divida essa massa em 2 porções iguais e forme 2 bolas de carne (boleie bem para que fiquem lisas). Em seguida, em uma frigideira antiaderente média, em fogo médio-alto, aqueça 1 colher de sopa de óleo por 1 minuto. Então, coloque cada polpetone e deixe-os dourar por cerca de 1 a 2 minutos, virando-os em seguida para dourarem do outro lado igualmente. A seguir, transfira-os para a travessa ou assadeira untada, cubra-os com o molho de tomate, salpique o queijo parmesão e leve ao forno para assar por cerca de 25 a 30 minutos (sem virar o lado para não desmanchar).

Polpetone ao Molho Pomodoro e Polenta Cremosa: manteiga à polenta

4-  Enquanto o polpetone está no forno, em uma panela média, em fogo médio, aqueça 1 colher de chá de azeite ou óleo por cerca de 30 segundos e refogue o restante do alho até ficar levemente dourado. Acrescente então 300ml de água (cerca de 1 1⁄2 xícara de chá), aumente o fogo para alto e deixe a água levantar fervura. Quando isso acontecer, adicione a milharina e 1 colher de café de sal e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo sempre. Quando engrossar, desligue o fogo e finalize acrescentando a manteiga.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!