Esta receita é para quem ama levar uma vida leve e saudável e acredita que para isso não é preciso se privar de muito sabor! Este quibe vegetariano – mas que agrada também os paladares carnívoros -, além de tudo é super fácil de fazer e não deixa quase nenhuma louça suja.

Ingredientes (serve duas pessoas)

200g de trigo para quibe
300g de abóbora japonesa
2g de salsa
2g de hortelã
2g de cebolinha
80g de cebola roxa
200g de ricota
2g de pimenta síria em pó
100g de alface crespa
100g de tomate cereja
1 limão
Sal
Azeite

Tempo de preparo

30 a 35 minutos

Calorias

540 cal

Modo de preparo

Quibe Vegetariano de Abóbora com Ricota e Saladinha: hidratando_trigo_quibe

1- Aqueça o forno a 200ºC e leve uma panela média com 2/3 de água ao fogo alto. Aqueça por 1 minuto 2 xícaras de chá de água no micro-ondas e coloque o trigo nessa água para hidratar por 15 minutos. Depois disso, coe e reserve. Enquanto ele hidrata, em uma tigela pequena ou média, esfarele bem a ricota com as mãos ou com o auxílio de um garfo e deixe reservado.

Quibe Vegetariano de Abóbora com Ricota e Saladinha: Ferver_abóbora

2- Na panela com água, coloque os cubos de abóbora, 1/2 colher de chá de sal, baixe o fogo para médio e cozinhe até que ela fique macia, mas não cozida demais (só o suficiente para você conseguir amassar com o garfo). Enquanto a abóbora cozinha, pique a cebola em cubinhos, a salsa, a hortelã e a cebolinha grosseiramente e reserve tudo junto na tábua.

Quibe Vegetariano de Abóbora com Ricota e Saladinha: amaçando_abóbora

3- Escorra totalmente a água do cozimento da abóbora. Ainda quente e na própria panela do cozimento, amasse-a bem com um garfo e deixe-a esfriar um pouco. Coloque o trigo hidratado em uma peneira grande e pressione-o bem para escorrer todo o excesso de água.

Quibe Vegetariano de Abóbora com Ricota e Saladinha: misturando_ingredientes_quibe

4- No mesmo recipiente em que hidratou o trigo, acrescente a mistura de salsa, hortelã, cebolinha e cebola picadas, toda a pimenta síria e 1 colher de sopa de azeite, volte o trigo para quibe da peneira e acrescente a abóbora amassada. Misture tudo muito bem para ficar homogêneo.

Quibe Vegetariano de Abóbora com Ricota e Saladinha: acrescentando_ricota_quibe

5- Em seguida, em um refratário pequeno ou em uma forma de bolo inglês, faça uma camada com metade da massa de quibe. Por cima dessa camada, disponha a ricota esfarelada de maneira uniforme por toda a superfície. Cubra com o restante da massa de quibe, formando outra camada. Regue com 2 colheres de sopa de azeite e leve para assar no forno preaquecido por cerca de 15 minutos (não deixe dourar muito para que não fique ressecado e lembre-se também que não há nada na mistura que precise de mais cozimento).

Quibe Vegetariano de Abóbora com Ricota e Saladinha: temperando_salada_acompanhamento_quibe

6- Enquanto o quibe está no forno, rasgue a alface em tiras rústicas e coloque-as em uma tigela pequena ou média. Adicione os tomates cereja e tempere tudo com 1 colher de chá de azeite, o suco de uma das metades do limão e 1⁄2 colher de chá de sal. Quando o quibe vegetariano estiver pronto, sirva acompanhado dessa salada e deixe a outra metade do limão para espremer sobre o quibe quentinho!

Nota: Esse quibe vegetariano é melhor quando consumido na hora, após sair do forno, pois ele tende a ressecar um pouco de um dia para o outro.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!