A época de festa junina não é a mais gostosa do ano? O clima é contagiante: bandeirinhas, fogueira, amigos se reunindo e, principalmente, comida maravilhosa! Não tem quem não se derreta por pelo menos um dos quitutes servidos nos arraiás. E as receitas juninas então? Hum…

Inspiradas nos sabores dessa época deliciosa, nossas Chefs criaram as receitas perfeitas pra você se consagrar na sua festa junina! Tem salgado, bebida e doce típicos  que vão deixar sua família e amigos com água na boca.

Receitas juninas de Chef

Confira abaixo nossas receitas completas e, se quiser uma dose extra de praticidade, clique aqui para pedir seu kit com todos os ingredientes na medida pra você prepará-las em casa sem trabalho :)

Muffin de milho com queijo canastra e linguiça acebolada com redução de catuaba

Receitas juninas: muffin de milho recheado com queijo e linguiça na redução de catuaba

Ingredientes

200 g de fubá
300 g de milho
40 g de leite em pó
200 g de queijo canastra (pedaço)
10 g de fermento em pó
10 g de sal refinado
1 g de pimenta preta moída
200 g de linguiça portuguesa
80 g de cebola roxa julienne
250 ml de catuaba selvagem
1 g de erva doce
10 ml de azeite de oliva
4 unidades de manteiga couvert
2 ovos grandes
12 unidades de forminhas de cupcake

Modo de preparo

Receitas juninas: ingredientes muffin de milho recheado com queijo e linguiça na redução de catuaba

1- Preaqueça o forno a 180°C. Para iniciar, prepare o mise’n place. Corte o pedaço de queijo em cubos pequenos, de aproximadamente 1 cm. Em seguida, corte a linguiça portuguesa ao meio e a lamine finamente, em cortes na diagonal. Dica do chef: quanto mais fina você laminar a linguiça, mais fácil será para enfeitar os muffins de milho.

Receitas juninas: muffin de milho recheado com queijo e linguiça na redução de catuaba passo 2

2 – No liquidificador, ou numa vasilha com o mixer, adicione o milho com o leite em pó diluído em 200 ml de água, os ovos, a manteiga, 1/2 do azeite, 1/3 dos cubos de queijo canastra e 3 g de sal. Bata tudo no liquidificador, velocidade máxima, até ficar uma mistura homogênea e lisa.

Receitas juninas: muffin de milho recheado com queijo e linguiça na redução de catuaba passo 3

3 – Transfira a mistura para uma vasilha ou bowl grande. Adicione aos poucos o fubá, o restante dos cubos de queijo canastra, 1/2 da pimenta preta moída, a erva doce e misture bem. Por último, coloque o fermento e misture bem.

Receitas juninas: muffin de milho recheado com queijo e linguiça na redução de catuaba passo 4

4 – Em seguida, em uma assadeira, espalhe as forminhas de cupcake e em seguida complete 3/4 de cada forminha com a mistura preparada no passo anterior. Leve ao forno e deixe assar cerca de 20 a 30 minutos, ou até crescer e dourar.

Receitas juninas: muffin de milho recheado com queijo e linguiça na redução de catuaba passo 5

5 – Aqueça uma frigideira em fogo alto com o restante do azeite. Em seguida, adicione a linguiça laminada e deixe-a grelhar por 2 minutos, ou até dourar. Então coloque a cebola e deixe grelhar por mais 2 minutos, sempre mexendo, até murchar. Ajuste o sabor com 2 g de sal e o restante da pimenta preta moída.

Receitas juninas: muffin de milho recheado com queijo e linguiça na redução de catuaba passo 6

6 – Para finalizar, adicione a catuaba na frigideira e deixe o álcool evaporar por cerca de 3 a 4 minutos. Em seguida, passe a espátula no fundo da frigideira para retirar todo o caramelo e sabor da cebola, sempre mexendo. Deixe a catuaba reduzir bem até ficar ao ponto de um molho espesso, como um caramelo, em cerca de mais 2 minutos. Desligue o fogo e reserve. Enquanto isso, retire os muffins do forno e desligue-o. Na hora de servir, coloque a linguiça acebolada por cima dos muffins de milho, como se fosse um cupcake. Esses podem ser servidos quentes ou frios. Boas festas e Arraiás!

Vinho quente de cidra e xarope de  mel e especiarias

Receitas juninas: vinho quente de cidra e xarope de mel e especiarias

Ingredientes

1 unidade de vinho
1 un de laranja Bahia
60 g gengibre cristalizado
50 g de canela em pau
2 g de cravo
1 g de cardamomo
50 ml de mel silvestre
75 g de açúcar (15 sachês)
5 g de canela em pó
50 g de maça desidratada

Modo de preparo

Receitas juninas: vinho quente de cidra e xarope de mel e especiarias passo 1

1 – Com um descascador de legumes retire o “zest” da laranja (casca = somente a parte amarela) e corte em tiras fininhas. Corte a laranja em rodelas e em seguida divida cada rodela em 4 partes, fazendo o formato de um triângulo.

Receitas juninas: vinho quente de cidra e xarope de mel e especiarias passo 2

2 – Para fazer o xarope, coloque uma panela média em fogo médio com 5 envelopes de açúcar e 100 ml de água. Ao começar a borbulhar, coloque o fogo no mínimo, adicione o mel, o cardamomo, o cravo, 2/3 da canela em pau e o zest de laranja cortado finamente. Deixe 1 minuto.

Receitas juninas: vinho quente de cidra e xarope de mel e especiarias passo 3

3 – Em seguida, adicione o vinho e deixe toda a mistura borbulhar levemente, por uns 4 minutos.

Receitas juninas: vinho quente de cidra e xarope de mel e especiarias passo 4

4 – Passado os 4 minutos adicione as maçãs desidratadas e deixe ferver por mais 10 minutos.

Receitas juninas: vinho quente de cidra e xarope de mel e especiarias passo 5

5 – Pegue um pedaço da laranja cortada, e passe a parte dos gomos na borda de uma caneca de vidro ou porcelana.

Receitas juninas: vinho quente de cidra e xarope de mel e especiarias passo 6

6 – Coloque 2 saches de sal num prato e misture com a canela em pó, em seguida encoste a borda cuidadosamente na mistura de açúcar com canela e reserve. Deligue o fogo, coe com uma peneira de ferro ou com auxílio de um garfo. Decore a taça com um pouco de gomos de laranja (cortados inicialmente) e o restante da canela em pau, se achar necessário. Seja feliz!

Pavê de paçoca no copinho com pipoca de pé-de-moleque

receitas juninas: pavê de paçoca no copinho com pipoca de pé-de-moleque

Ingredientes

200 g de creme de leite
390 g de de leite condensado
100 g de paçoca
150 g de açúcar
60 g de pipoca
80 g de bolacha maisena
50 g de leite em pó
20 g de amido de milho
20 ml de óleo
40 g de xerém de amendoim
15 un de mini copo quadrado
15 un de mini colher

Modo de preparo

receitas juninas: pavê de paçoca no copinho com pipoca de pé-de-moleque passo 1

1 – Quebre a bolacha em pedaços grosseiros, amassando com as mãos até que vire quase uma farofa grossa e reserve. Em seguida, dissolva o leite e o amido de milho em pó, em um copo com 150 ml de água, misture bem e reserve.

receitas juninas: pavê de paçoca no copinho com pipoca de pé-de-moleque passo 2

2 – Para fazer o caramelo, coloque o açúcar em uma frigideira com 50 ml de água. Misture bem com uma colher até que o açúcar esteja dissolvido. A seguir, acenda o fogo médio e deixe cozinhar até que comece a formar caramelo de cor marrom claro, cerca de 5 a 10 minutos. Dica: não mexa com colher, apenas deixe cozinhar sozinho e fique sempre de olho.

receitas juninas: pavê de paçoca no copinho com pipoca de pé-de-moleque passo 3

3 – Enquanto isso, faça o pavê de paçoca. Em uma panela média, coloque o creme de leite, o leite condensado, o amido e leite dissolvidos no passo 1 e misture bem. Coloque a panela em fogo médio e mexa até que comece a engrossar. Segundo a Chef, não deixe de mexer para evitar que queime a mistura no fundo da panela. Ao final, desligue o fogo e adicione a paçoca, sempre misturando. Reserve.

receitas juninas: pavê de paçoca no copinho com pipoca de pé-de-moleque passo 4

4 – Para montar, preencha os copinhos com bolacha triturada, uma camada de pavê de paçoca, e siga essa ordem até completar. Leve a geladeira e deixe gelar. Enquanto isso, faça a pipoca de caramelo. Em uma panela com o fogo médio, adicione o óleo e o milho, tampe e espere estourar até que o todas as pipocas parem de pular na panela. Dica: balance a panela de vem em quando para não queimar.

receitas juninas: pavê de paçoca no copinho com pipoca de pé-de-moleque passo 5

5 – Cheque a frigideira do caramelo sempre, para certificar de que o caramelo não vai queimar. Quando perceber que a cor começar a escurecer, mexa a frigideira segurando pelo cabo e misture até adquirir a cor marrom escuro. Apague o fogo rapidamente.

receitas juninas: pavê de paçoca no copinho com pipoca de pé-de-moleque passo 6

6 – Faça a pipoca de pé-de-moleque. Espalhe a pipoca em uma assadeira e derrame um fio de caramelo bem devagar, sobre toda a pipoca. A seguir salpique o xerém de amendoim por cima e espere esfriar. Quebre delicadamente pedaços pequenos e coloque sobre o pavê.

Gostou das receitas juninas? Podemos te mandar conteúdos saborosos como esse toda semana, é só cadastrar seu e-mail abaixo ;)