O bairro do Bixiga é um dos bairros mais tradicionais da cidade de São Paulo. Situado na região da Bela Vista e colonizado por imigrantes italianos, é famoso por sua gastronomia e cultura – a região boêmia conta com diversas cantinas italianas e boas opções de teatro. Por isso nossa receita é um Rigatoni que poderia ser encontrado em uma cantina no Bixiga

Ingredientes (serve duas pessoas)

70g de cogumelos paris
100g de presunto cozido
30g de queijo parmesão ralado
20g de manteiga sem sal
20g de farinha de trigo
80g de leite em pó
1 cebola pérola
1 folha de louro
3 cravos da Índia
200g de massa tipo Rigatoni
100g de ervilha
Sal
Azeite

Tempo de preparo

25 a 30 minutos

Calorias

757 cal

Modo de preparo

Rigatoni do Bixiga: rigatoni_bixiga

1- Monte uma cebola piqueé: Descasque a cebola pérola, corte-a ao meio e utilize os cravos para fincar a folha de louro em uma das metades (reserve ambas). Leve uma panela grande ao fogo alto com 2/3 do volume de água para ferver.

Rigatoni do Bixiga: rigatoni_bixiga

2- Em uma tábua, corte os cogumelos em 3 ou 4 fatias e o presunto em cubinhos. Dilua o leite em pó em 2 copos americanos de água fria (cerca de 500ml) e reserve na geladeira.

Rigatoni do Bixiga: presunto_ervilha_rigatoni

3- Em uma frigideira, em fogo médio, aqueça por 30 segundos 1 colher de sopa de azeite e doure os cogumelos. Em seguida, adicione a ervilha e o presunto, mexa para incorporar, deixe refogar por cerca de 5 minutos, desligue o fogo e reserve.

Rigatoni do Bixiga: rigatoni_bixiga

4- Adicione uma colher de sopa de sal na água fervendo e cozinhe o macarrão Rigatoni por aproximadamente 11 minutos ou até estar al dente. Depois escorra a água e reserve na mesma panela ou no prato de servir. Em uma panela média, em fogo baixo, derreta a manteiga, acrescente a farinha e deixe cozinhar, mexendo com frequência, até perceber um cheiro similar ao de pipoca, o que acontece após cerca de 5 minutos (não deixe escurecer muito). Retire o leite da geladeira e mexa bem com uma colher.

5- Adicione-o na mistura de farinha aos poucos, misturando bem com o auxílio de um fouet ou espátula de silicone. Adicione as duas metades da cebola piqueé e deixe cozinhar em fogo médio por aproximadamente 15 minutos ou até o molho engrossar, sem parar de mexer. Não deixe que o molho fique muito grosso, nem muito ralo. O ideal é ele aderir bem às costas de uma colher de sopa.

Rigatoni do Bixiga: rigatoni_bixiga

6- Quando o molho estiver nesse ponto, retire a cebola piquée e acrescente o refogado de presunto, cogumelos e ervilha. Caso ache necessário acrescentar sal, este é o momento para acertar o tempero, adicionando cerca de 1⁄2 colher de chá. Sirva um pouco do molho por cima da massa de macarrão Rigatoni e finalize salpicando o queijo ralado.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!