Toda semana tem aquele momento em que você só quer parar e se recompensar por toda a correria. Esta é a receita perfeita para isso. O sabor e a maciez do filé mignon, combinados com a sutil sofisticação do risoto de tomate seco vão te proporcionar uma deliciosa pausa em meio à agitação do dia a dia.

Ingredientes (serve duas pessoas)

200g de filé mignon
1 cebola
30ml de vinho branco
150g de arroz arbório
30g de manteiga
20g de queijo parmesão ralado
1 tablete de caldo de legumes
80g de tomate seco
Sal
Pimenta-do-reino
Óleo
Azeite

Tempo de preparo

25 a 30 minutos

Calorias

646 cal

Modo de preparo

Risoto de Tomate Seco e Filé Mignon: tomate-seco_risoto

1- Coloque 4 xícaras de chá de água em uma panela média, dilua o cubo de caldo de legumes nela e leve ao fogo baixo para aquecer. Em uma tábua, corte a cebola em cubinhos e o tomate seco em pedaços pequenos (reserve o óleo da conserva dos tomates para usar mais adiante).

Risoto de Tomate Seco e Filé Mignon: file_risoto

2- Corte o filé mignon em cubos de cerca de 2x2cm, tempere com 1 colher de café de sal e 1⁄2 colher de café de pimenta-do-reino moída e reserve na geladeira. Em uma panela média, aqueça por cerca de 40 segundos o óleo da conserva dos tomates e 1⁄4 da manteiga. Acrescente metade da cebola e refogue-a até ficar transparente. Então, coloque o arroz e refogue-o até os grãos ficarem transparentes, por cerca de 3 a 4 minutos, mexendo sem parar.

Risoto de Tomate Seco e Filé Mignon: cozinhando_risoto

3- A seguir, acrescente 1⁄2 colher de chá de sal e o vinho e deixe ferver até ser absorvido pelo arroz, mexendo vigorosamente. Acrescente o caldo de legumes quente, pouco a pouco, à medida que ele for secando, até o risoto estar al dente (ou um ponto a mais que isso, se preferir grãos mais macios).

Risoto de Tomate Seco e Filé Mignon: file-mignon_risoto

4- Enquanto isso, em outra panela média, coloque 2/3 do restante da manteiga e aqueça em fogo baixo até que ela derreta. Então, adicione o restante da cebola e refogue-a até ficar transparente, o que deve levar cerca de 2 minutos. Em seguida, adicione a carne e deixe dourar por cerca de 5 a 6 minutos.

Risoto de Tomate Seco e Filé Mignon: risoto_tomate-seco

5- Quando isso acontecer, acrescente os pedaços de tomate seco, incorpore-os bem, desligue o fogo, acerte o sal (se necessário) e reserve. Quando o risoto estiver no ponto desejado, e ainda com um pouco de caldo, desligue o fogo, acrescente o queijo parmesão ralado e o restante da manteiga. Mexa bem até formar um creme homogêneo. Caso ache necessário, ajuste o sal nesse momento e sirva imediatamente com o filé mignon.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!