Risotto pode ser um prato mais que tradicional da Itália, mas hoje ele vestiu a camisa brasileira e está com alma nordestina com a combinação icônica de carne seca e requeijão. O agrião entra para dar um toque levemente picante e harmoniza muito bem com a intensidade da carne seca.

Ingredientes (serve duas pessoas)

80g de agrião
100g de arroz arbório
160g de carne seca
100g de requeijão cremoso
30ml de vinho branco
10g de manteiga
4g de alho
10g de salsa
1g de louro
Sal
Azeite

Tempo de preparo

20 a 25 minutos

Calorias

486 cal

Modo de preparo

Risotto de Carne Seca, Requeijão e Agrião: Salsa, agrião e alho picados

1- Em uma tábua, corte o alho em cubos pequenos e pique a salsa finamente. Retire o talo mais grosso do agrião e corte as folhas em tiras finas.

2- Para fazer o caldo, leve uma panela ou frigideira funda ao fogo alto com 1,3 litro de água, o louro e uma pitada de sal e deixe ferver.

Risotto de Carne Seca, Requeijão e Agrião: Refogando o alho

3- Em uma outra panela ou frigideira funda, em fogo médio, derreta a manteiga e refogue o alho por 30 segundos. Então, adicione o arroz, mexa bem para incorporar o alho e, na sequência, acrescente o vinho, mexendo até ele secar.

Risotto de Carne Seca, Requeijão e Agrião: Adicionando caldo ao risotto

4- Quando isso acontecer, comece a colocar o caldo aos poucos, um concha de cada vez, mexendo sempre para o arroz soltar mais amido e ficar bem cremoso.

Risotto de Carne Seca, Requeijão e Agrião: Adicionando carne seca ao risotto

5- Conforme o caldo do arroz for secando, vá adicionando mais conforme descrito no passo anterior até que o arroz esteja al dente ou um ponto a mais que isso, se preferir. Adicione então a carne seca, o requeijão e apenas um pouco mais de caldo para ajudar a dar consistência e finalize acertando o sal.

Risotto de Carne Seca, Requeijão e Agrião: Acrescentando salsa e agrião

6- Desligue o fogo e adicione um fio de azeite no risotto para dar brilho. Acrescente e incorpore a salsa e o agrião, reservando um pouco para decorar, se desejar, e sirva imediatamente.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!