Este risotto é extremamente simples, prático e deliciosamente contrastante: o sabor intenso do queijo gorgonzola harmoniza perfeitamente com o adocicado do aceto balsâmico. Há ainda as nozes que agregam sabor e conferem crocância ao prato.

Ingredientes (serve duas pessoas)

140g de arroz carnaroli
1 cebola
30g de manteiga
30 ml de vinho branco
80g de queijo gorgonzola
15 ml de aceto balsâmico
1 cubo de caldo de legumes
50g de nozes
Sal

Tempo de preparo

25 a 30 minutos

Calorias

720 cal

Modo de preparo

Risotto de Gorgonzola, Nozes e Aceto Balsâmico: Mise do risotto

1- Dilua o cubo de caldo de legumes em 4 xícaras de chá de água e leve ao fogo baixo para aquecer. Em uma tábua, pique a cebola e o queijo gorgonzola em cubinhos. Pique as nozes grosseiramente (se preferir, reserve 2 para decorar) e reserve.

Risotto de Gorgonzola, Nozes e Aceto Balsâmico: Refogando cebola

2- Em uma panela média, coloque 2⁄3 da manteiga e aqueça em fogo baixo até que ela derreta (cerca de 1 minuto). Então, adicione a cebola e refogue-a até ficar transparente, o que deve levar mais cerca de 1 minuto.

Risotto de Gorgonzola, Nozes e Aceto Balsâmico: Refogando arroz

3- Acrescente o arroz e refogue-o até os grãos ficarem transparentes, por cerca de 3 a 4 minutos, mexendo sem parar. A seguir, acrescente o vinho e deixe ferver até ser absorvido pelo arroz, mexendo vigorosamente.

Risotto de Gorgonzola, Nozes e Aceto Balsâmico: Acrescentando caldo de legumes

4- Acrescente o caldo de legumes quente, pouco a pouco, à medida que ele for secando, até o risotto estar al dente (ou um ponto a mais que isso, se preferir grãos mais macios).

Risotto de Gorgonzola, Nozes e Aceto Balsâmico: Acrescentando nozes

5- Quando estiver no ponto desejado, e ainda com um pouco de caldo, desligue o fogo, acrescente o queijo e as nozes picadas, o restante da manteiga e mexa bem até formar um creme homogêneo.

Risotto de Gorgonzola, Nozes e Aceto Balsâmico: Adicionando aceto balsâmico

6- Caso ache necessário, ajuste o sal nesse momento (a gosto), mas lembre-se que o queijo gorgonzola já é salgado. Então, sirva imediatamente guarnecido com gotas de aceto balsâmico.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!