O conhecido e italianíssimo Risotto à Milanesa, o mais famoso dos risottos, é obra de Valério di Fiandra, responsável pela criação dos vitrais da Catedral de Milão. Além desse, há vários tipos de risottos que podem ser feitos, basta saber combinar ingredientes e ter um bom caldo! Nesta receita combinamos o delicioso queijo gruyère com tomate confit e avelã.

Ingredientes (serve duas pessoas)

30g de avelã
170g de arroz arbório
10g de caldo de legumes
50 ml de vinho branco
1 cebola
30g de manteiga
100g de queijo gruyère
130g de tomate cereja
10g de manjericão
Sal
Pimenta-do-reino
Azeite

Tempo de preparo

30 a 35 minutos

Calorias

599 cal

Modo de preparo

Risotto de Gruyère, Tomate Confit e Avelã: Gruyère ralado, cebola picada

1- Preaqueça o forno a 300ºC. Corte a cebola em cubos pequenos, rale o queijo gruyère em um ralador grosso e desfolhe o manjericão.

Risotto de Gruyère, Tomate Confit e Avelã: Dissolvendo caldo de legumes

2- Dissolva o caldo de legumes em 1/2 xícara de chá de água, com o auxílio de um garfo, e leve a uma panela em fogo alto, juntamente com 900ml de água. Deixe ferver e mantenha o caldo aquecido em fogo baixo.

Risotto de Gruyère, Tomate Confit e Avelã: Tomates confitados

3- Em uma assadeira, coloque os tomates cereja e tempere com sal, pimenta-do-reino moída e azeite. Leve ao forno por 4 minutos. Eles devem ficar ligeiramente murchos. Reserve.

Risotto de Gruyère, Tomate Confit e Avelã: Regando arroz com vinho

4- Em uma outra panela ou frigideira funda, em fogo médio, adicione 1/3 da manteiga e a cebola e refogue até dourar. Então, adicione o arroz e o vinho e misture até que ele seque. Coloque caldo suficiente para cobrir o arroz e mexa sempre para que o arroz solte mais amido e fique bem cremoso.

Risotto de Gruyère, Tomate Confit e Avelã: Adicionando gruyère ao arroz refogado

5- Assim que o caldo for secando, vá adicionando mais até que o arroz esteja al dente ou um ponto a mais que isso, caso prefira. Adicione então o queijo gruyère e misture bem (acrescente mais uma concha do caldo para auxiliar nesse passo). Acerte o sal e coloque as folhas do manjericão, assim como o restante da manteiga, misturando delicadamente.

Risotto de Gruyère, Tomate Confit e Avelã: Misturando risoto

6- Para finalizar, acrescente os tomatinhos e mexa delicadamente para que eles não desmanchem. O risotto tem que ficar bem cremoso, mas não pode ficar muito aguado nem muito seco. Salpique a avelã por cima.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!