Totalmente inspirado nos maravilhosos e influentes sabores do Oriente Médio, esta receita de Rolinho de Berinjela com Carne, que também é gostoso de fazer, vai fazer a diferença se quiser surpreender alguém. Ideal para o jantar quando a pedida é algo mais leve, até porque viver fresh cai bem!

Ingredientes (serve duas pessoas)

300g de patinho moído
1 berinjela
10g de salsa
60ml de molho tahine
5g de pasta de alho
1 cebola
1g de pimenta síria
120g de arroz branco
30g de lentilha
10g de manteiga
Sal
Óleo

Tempo de preparo

20 a 30 minutos

Calorias

642 cal

Modo de preparo

Rolinho de Berinjela e Carne ao Molho Tahine e Arroz Sírio: mise_rolinho

1- Em uma tábua, corte a berinjela em fatias finas (de cerca de 2mm) no sentido do comprimento – lembre-se que elas serão a base para cada rolinho e precisam ser bem finas para se tornarem flexíveis. Corte a cebola em cubinhos e pique bem a salsa. Coloque a lentilha em uma panela pequena, cubra-a com água e leve ao fogo médio para cozinhar por cerca de 15 minutos ou até estar macia.

Rolinho de Berinjela e Carne ao Molho Tahine e Arroz Sírio: misturando_arroz

2- Em uma outra panela pequena, em fogo médio, aqueça a manteiga até derreter completamente, adicione 2 colheres de sopa da cebola picada e refogue até ficar transparente. Acrescente o arroz, 1 colher de café de sal e o dobro de água (cerca de 240 ml), tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo até a água secar. Quando estiver cozido, incorpore a lentilha cozida e acerte o sal, se necessário. Reserve.

Rolinho de Berinjela e Carne ao Molho Tahine e Arroz Sírio: tostando_berinjela

3- Leve uma frigideira antiaderente ao fogo baixo e, quando ela estiver quente (após cerca de 2 minutos), coloque algumas fatias de berinjela para tostar por cerca de 2 minutos de cada lado ou até estar bem dourado – sem nenhum tipo de gordura e sem colocar uma fatia de berinjela sobre a outra, mesmo que você tenha que tostar duas por vez. Então, vá reservando as fatias tostadas em um prato, para depois fazer o rolinho.

Rolinho de Berinjela e Carne ao Molho Tahine e Arroz Sírio: recheio_rolinho

4- Em uma panela média, em fogo médio, aqueça por cerca de 1 minuto 1 colher de sopa de óleo e refogue o restante da cebola até ficar transparente. Adicione a carne moída, 1 colher de chá de sal, a pimenta síria e mexa bem. Deixe a carne dourar por cerca de 5 minutos e acrescente a salsa picada. Acerte o sal, se necessário e reserve.

Rolinho de Berinjela e Carne ao Molho Tahine e Arroz Sírio: molho_tahine

5- Em um recipiente pequeno em que já for servir com o prato, misture a pasta de alho e o molho tahine e reserve também.

Rolinho de Berinjela e Carne ao Molho Tahine e Arroz Sírio: recheando_rolinho

6- Coloque uma pequena quantidade do recheio de carne sobre a extremidade mais larga de uma das fatias de berinjela e enrole de forma que fique firme, com a outra extremidade voltada para baixo para o rolinho não soltar. Repita o processo com todas as fatias e sirva os rolinhos acompanhados do arroz com lentilha e o molho tahine com alho, que pode ser regado sobre a berinjela ou servido à parte.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!