Esse Rolinho Vietnamita vai encantar não só pela praticidade, mas também por ser incrivelmente saboroso e refrescante. É uma ótima oportunidade de conhecer o versátil broto de alfafa e o molho com pimenta dedo-de-moça e gengibre arremata com estilo e harmonia!

Ingredientes (serve duas pessoas)

250g de lombo suíno
60g de disco de massa de arroz
15g de gengibre
1 pepino japonês
1 cenoura
80ml de vinagre de arroz
20g de pimenta dedo-de-moça
20g de açúcar refinado
5g de coentro
40g de bifum
10g de hortelã
15g de broto de alfafa
4g de alho
Sal
Azeite
Óleo

Tempo de preparo

25 a 30 minutos

Calorias

458 cal

Modo de preparo

Rolinho Vietnamita de Lombo: mise_rolinho

1- Leve uma panela média com 2/3 de água para ferver em fogo médio. Enquanto ela não ferve, em uma tábua, desfolhe a hortelã e pique bem o coentro e as folhas de hortelã, descasque e rale o gengibre, a cenoura e o pepino (deixe a casca do pepino) no ralador grosso. Pique bem o alho.

Rolinho Vietnamita de Lombo: lombo_rolinho

2- De preferência, proteja suas mãos com uma luva, e retire o cabo da pimenta dedo-de-moça. A seguir, corte-a ao meio no sentido longitudinal, retire e descarte as sementes e a parte branca. Pique bem e reserve. Corte o lombo em fatias de 1cm de espessura, tempere-os com 1 colher de chá de sal e reserve na geladeira.

Rolinho Vietnamita de Lombo: rolinho_molho-pimenta

3- Para fazer o molho, leve uma panela pequena ao fogo baixo com o vinagre de arroz, 1 pitada de sal e o açúcar e deixe que cozinhe por cerca de 3 minutos ou até levantar fervura e desligue. Adicione 1/3 da pimenta dedo-de-moça e todo o gengibre, misture e leve à geladeira para resfriar.

Rolinho Vietnamita de Lombo: mistura_rolinho

4- Quando a água do passo 1 levantar fervura, desligue o fogo e acrescente o bifum (o macarrão e não os discos de arroz). Deixe submerso por 3 minutos e escorra (reservando a água quente para usá-la mais adiante). Em um bowl ou recipiente médio, misture o bifum, a cenoura, o coentro, a hortelã e o pepino. Tempere com 1 colher de chá de azeite e 1 colher de café de sal. Prove e acerte o sal, se necessário, e caso goste bastante de pimenta, pode acrescentar o restante que não foi no molho (se não, guarde e use em outra receita).

Rolinho Vietnamita de Lombo: lombo_rolinho

5- Em uma frigideira média, em fogo médio, aqueça 1 colher de sopa de óleo por 1 minuto e grelhe os escalopes de lombo por cerca de 4 minutos de cada lado ou até estarem bem dourados. Então, sobre uma tábua, corte-os em cubinhos. Na mesma frigideira, aqueça 1 colher de chá de óleo e refogue o alho até ficar levemente dourado, junte os cubinhos de lombo, mexa bem e desligue o fogo. Junte a carne à mistura de bifum e legumes.

Rolinho Vietnamita de Lombo: rolinho_vietnamita

6- Passe a folha de papel de arroz na água morna reservada por cerca de 20 segundos. Retire e coloque-a sobre uma tábua. Disponha em uma das extremidades o recheio e, por cima, coloque alguns brotos de alfafa. Enrole com cuidado e de forma que o rolinho fique firme, como se fosse uma panqueca. Corte cada rolinho em pedaços de cerca de 4cm ou ao meio e sirva com o molho apimentado.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!