Típica da culinária do Oriente Médio, mais especificamente originária da cozinha judaica sefardita da Tunísia, a Shakshuka é consumida principalmente no café da manhã. A berinjela defumada agrega sabor marcante à receita e a pimenta síria dá um toque especial.

Ingredientes (serve duas pessoas)

1 berinjela
1 cebola
1g de cominho em pó
1g de pimenta síria
300g de patinho moído
340g de molho de tomate
2 ovos
150g de arroz branco
Óleo

Tempo de preparo

25 a 30 minutos

Calorias

690 cal

Modo de preparo

shakshuka_mise

1- Com o auxílio de um garfo, faça furos por toda a casca da berinjela e coloque-a direto em uma das bocas do fogão. Deixe a berinjela por cerca de 10 minutos em contato direto com o fogo baixo para defumar. Em uma panela média, aqueça 1 colher de sopa de óleo por 1 minuto e refogue 1⁄4 da cebola até ficar bem transparente (cerca de 2 minutos) e então acrescente o arroz. Adicione cerca de 300ml de água (1 1⁄2 xícara de chá) e deixe cozinhar semi-tampado por cerca de 15 a 20 minutos ou até a água secar.

shakshuka_carne

2- Enquanto isso, em uma outra panela média, aqueça 1 colher de sopa de óleo por 1 minuto e refogue o restante da cebola até ficar bem transparente (cerca de 2 minutos) e acrescente a carne moída, o cominho e a pimenta síria. Mexa bem para incorporar os ingredientes e deixe a carne dourar bem por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando.

shakshuka_tomate

3- Então, quando a carne estiver bem dourada, acrescente o molho de tomate, 1 1⁄2 xícara de chá de água e mexa bem. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos em fogo baixo com a panela tampada.

shakshuka_berinjela

4- Enquanto isso, retire a berinjela do fogo (e desligue-o), coloque-a sobre uma tábua, corte ao meio no sentido do comprimento e, usando uma colher, retire apenas sua polpa, descartando toda a casca. Pique a polpa grosseiramente e acrescente à panela de molho.

shakshuka

5- Logo em seguida, acrescente o ingrediente mais importante da Shakshuka: os ovos. Primeiramente quebre-os um a um em um recipiente separado para evitar que um ovo estragado arruíne o prato. Então, adicione-os diretamente à panela de molho.

shakshuka

6- Mexa cuidadosamente com uma colher quando as claras começarem a formar bolhas, para que cozinhem por igual, mas lembre-se de manter as gemas inteiras. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 10 minutos e sirva essa deliciosa Shakshuka em seguida acompanhada do arroz branco.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!