Receita de Spaghetti Integrale alla Puttanesca criada pela chef Candida Balensiefer.

Ingredientes (serve duas pessoas)

4 alcaparrones
3 dentes de alho moídos
40g de azeitonas pretas
220g de Spaghetti italiano integral
2 ramos de manjericão fresco
0,5g de pimenta calabresa em flocos
40g de queijo pecorino
20g de salsinha fresca
150g de tomate cereja
50g de tomates secos
Azeite
Sal

Tempo de preparo

20 a 30 minutos

Modo de preparo

1- Encha com 3/4 de água uma panela média ou grande e leve-a ao fogo alto para ferver. Enquanto aquece, corte os tomates secos, os tomates cereja e as azeitonas portuguesas ao meio sobre uma tábua e reserve-os juntos.

2- Ainda enquanto a água aquece, aproveite e desfolhe os ramos de manjericão, reservando as folhas e descartando os talos. Em seguida, pique a salsinha e reserve junto com o manjericão.

3- Aqueça uma frigideira grande em fogo médio por 2 minutos. Acrescente 30ml de azeite e então o alho moído, e refogue por 1 minuto para que fique levemente dourado. Adicione as ervas e a pimenta calabresa e abaixe o fogo. Em seguida, misture as azeitonas e os tomates e meia colher de chá de sal. Refogue tudo por 2 minutos e desligue o fogo.

4- Com a panela de água fervendo, adicione o restante do sal e em seguida o spaghetti integral. Não esqueça de mexer um pouco no início para que os fios de macarrão fiquem bem soltinhos. Marque 5 minutos. Aproveite pra abrir um vinho e deixá-lo respirar. Quando chegar aos 5 minutos de cozimento, vá ao próximo passo…

5- Com o espaguete ainda cozinhando, reacenda o fogo baixo na frigideira com o molho, adicionando ao molho metade do queijo pecorino ralado e meia xícara da água do cozimento da massa. Ferva em fogo baixo por 2 minutos. O spaghetti já deve estar al dente, então desligue o fogo.

Spaghetti Integrale alla Puttanesca: mexendo_molho_putanesca

6- Retire a massa e misture na frigideira com o molho. Salteie ou misture bem com a ajuda de um garfo longo ou pegador durante 1 minuto para que os sabores possam incorporar. O objetivo é ter uma massa suculenta, por isso, se preciso, acrescente mais um pouco da água do macarrão. Sirva em pratos fundos com o restante do pecorino ralado e os alcaparrones com os pedúnculos voltados para cima.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!