A tapioca é livre de glúten e ideal para garantir a saciedade. Essa iguaria versátil é típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil e tem sido a opção de muitas pessoas que querem perder peso, podendo ser feita com recheios doces ou salgados ou somente com manteiga. Na Bahia, é mais conhecida como beijú!

Ingredientes (serve duas pessoas)

500g de goma de tapioca hidratada
450g abóbora japonesa
400g de carne seca
1 cebola
10g de salsinha
Sal
Óleo

Tempo de preparo

25 a 30 minutos

Calorias

1306 cal

Modo de preparo

Tapioca de Abóbora e Carne Seca: cozinhando_abobora

1- Leve a abóbora para cozinhar em uma panela pequena com 2/3 de água, em fogo alto, por aproximadamente 20 minutos ou até ficar bem macia.

Tapioca de Abóbora e Carne Seca: mise_tapioca

2- Pique a cebola em cubinhos e pique bem a salsinha.

Tapioca de Abóbora e Carne Seca: amassando_abobora

3- Quando a abóbora estiver cozida, escorra a água e amasse-a bem com um garfo para formar um purê. Tempere com 1⁄2 colher de chá de sal. Se achar necessário, acerte o sal e reserve.

Tapioca de Abóbora e Carne Seca: cozinhando_carne_seca

4- Em uma panela média, em fogo médio, aqueça por 1 minuto 1 colher de sopa de óleo e refogue a cebola até ficar transparente. Adicione a carne seca, mexa bem para incorporar, acrescente a salsinha e desligue o fogo.

Tapioca de Abóbora e Carne Seca: peneirando_tapioca

5- Leve uma frigideira média ao fogo baixo e peneire a goma de tapioca, fazendo uma camada bem generosa de cerca de 1 dedo de espessura. Deixe firmar até que a goma se desprenda das bordas, o que leva cerca de 2 minutos.

Tapioca de Abóbora e Carne Seca: montando_tapioca

6- Assim que isso acontecer, em uma das metades do disco de tapioca, disponha o purê de abóbora e por cima a carne seca. Feche em meia-lua e vire cuidadosamente somente para aquecer o outro lado, o que não deve levar nem um minuto. Sirva logo em seguida.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!