1 – Cozinhar mais é a chave para comer melhor (e cuidar de quem você ama)

10 motivos para você cozinhar mais: Cozinhar mais é a chave para comer melhor (e cuidar de quem você ama)

Segundo um estudo da John Hopkins University, dos Estados Unidos, comida caseira ajuda a prevenir doenças como diabetes e obesidade. A maioria das pessoas que têm o hábito de cozinhar automaticamente mantêm uma alimentação mais saudável, ingerindo menos alimentos processados e consumindo ingredientes mais frescos. Ou seja, quem cozinha come bem e com gosto!

2 – Você se distrai e esquece das preocupações

10 motivos para você cozinhar mais: Você se distrai e esquece das preocupações

Hoje em dia, quase ninguém escapa do estresse. A rotina corrida faz com que a gente esteja sempre preocupado com alguma coisa, pensando em problemas e coisas para fazer. Mas, na hora de cozinhar, você se distrai com o preparo dos alimentos e manda a ansiedade para longe. Ainda dá para colocar uma musiquinha e curtir enquanto você cria algo delicioso. Cozinhar é uma verdadeira terapia moderna.

3 – Você se transforma em uma pessoa multi-tarefa

10 motivos para você cozinhar mais: Você se transforma em uma pessoa multi-tarefa
Algumas pessoas têm mais facilidade para fazer várias coisas ao mesmo tempo. Outras, não. Cozinhar é uma ótima maneira de desenvolver seu lado multi-tarefa. Seu cérebro vai aprender a coordenar vários processos ao mesmo tempo: picar vegetais enquanto a água ferve, montar tudo na assadeira, colocar no forno, tirar na hora certa, etc.

4 – Fazendo receitas incríveis você ganha autoestima e impressiona com suas habilidades culinárias

10 motivos para você cozinhar mais: Fazendo receitas incríveis você ganha autoestima e impressiona com suas habilidades culinárias
Preparar um belo prato vai fazer com que você se sinta como um(a) Chef de cozinha! É muito bom para a autoestima ver que, com um pouquinho de prática, você pode fazer refeições lindas e deliciosas. Para impressionar alguém, é sucesso na certa: seja postando uma foto da sua criação no Instagram ou servindo-a ao vivo.

5 – Nada é tão bom para demonstrar seu amor quanto fazer uma bela refeição para alguém especial

10 motivos para você cozinhar mais: Nada é tão bom para demonstrar seu amor quanto fazer uma bela refeição para alguém especial
Amar alguém exige atenção, carinho, tempo e cuidado. Cozinhar também, não é? O esforço de preparar algo saboroso, bonito e com um aroma irresistível para uma pessoa especial serve como uma bela declaração de amor – e vale mais do que mil palavras.

6 – A cozinha é um dos melhores lugares para exercitar sua criatividade

10 motivos para você cozinhar mais: A cozinha é um dos melhores lugares para exercitar sua criatividade
Na hora de preparar uma receita, você lida com cores, sabores, aromas, técnicas e processos. Ou seja, as possibilidades são infinitas! É possível dar o seu toque a um prato que já existe ou fazer totalmente à sua moda. Seja como for, seu lado criativo vai ganhar um belo e delicioso estímulo.

7 – O jeito mais efetivo de conquistar alguém é… pela boca!

 10 motivos para você cozinhar mais: O jeito mais efetivo de conquistar alguém é... pela boca!
Ainda não conseguimos compreender totalmente a poderosa ligação entre o nosso paladar e a parte afetiva da nossa mente. O que sabemos é que comidas gostosas se associam a memórias boas e trazem sensações agradáveis. Sendo assim, preparar algo delicioso para uma pessoa que acabou de conhecer é garantia de que você será lembrado com carinho por ela.

8 – Mais tempo cozinhando = mais qualidade de vida

10 motivos para você cozinhar mais: Mais tempo cozinhando = mais qualidade de vida
Estudos feitos nos Estados Unidos durante a última década mostram que, à medida que os americanos passaram a gastar menos tempo cozinhando, a obesidade foi crescendo no país. Essa tendência reforça a ideia de que existe uma relação inversa: mais tempo na cozinha, menos problemas de saúde ligados à alimentação.

9 – Aproveitar toda a experiência que um alimento delicioso pode te proporcionar

 10 motivos para você cozinhar mais: Aproveitar toda a experiência que um alimento delicioso pode te proporcionar
Não é só o sabor que torna um alimento delicioso. Além do gostinho de felicidade que uma bela macarronada te proporciona, ela pode te oferecer o aroma do molho refogando com alho e cebola, por exemplo, e o prazer de levantar a tampa da panela e ver uma obra de arte tomando forma. Para aproveitar tudo isso, basta cozinhar!

10 – Hora de fazer as pazes com a sua cozinha

10 motivos para você cozinhar mais: Hora de fazer as pazes com a sua cozinha
Fale a verdade: você conta os minutos para sair da cozinha e voltar para a sala ou o quarto – onde está a diversão? Não precisa ser assim! Sua cozinha pode ser um lugar de lazer e experiências inesquecíveis, é só você dar uma chance para ela. E aí, vamos cozinhar?