A gente não cansa de dizer que a cozinha não é e não precisa ser um lugar chato. Já listamos as razões pra você cozinhar mais, agora vamos propor um outro desafio: cozinhar com crianças. Participar do preparo da comida pode proporcionar muita diversão e aprendizado aos pequenos, mas sempre com a supervisão de alguém mais velho, é claro. Veja como aproveitar o melhor dessa experiência e mão na massa!

1 – Crianças que cozinham se alimentarão melhor no futuro

7 motivos para cozinhar com crianças

Quem cresce vendo os alimentos aparecerem prontos na mesa se acostuma a não participar do processo de prepará-los. Então, desenvolve uma tendência maior a buscar alimentos prontos e congelados. Existem estudos, como o da Universidade de Alberta, no Canadá, que indicam justamente essa relação: quanto mais a criança ajuda na cozinha, mais chances tem de desenvolver bons hábitos alimentares no futuro.

2 – Crianças que cozinham se alimentam melhor agora

7 motivos para cozinhar com crianças

Não só no futuro, mas a criança que participa do processo de cozinhar uma refeição vai ter muito mais vontade de comer o que ajudou a fazer. Essa é uma boa dica para os pequenos com paladares mais difíceis de agradar, incentivar que uma criança ajude na cozinha, faz o interesse dela pelo alimento e pela refeição em si aumentar. Afinal, quem não quer provar o prato que acabou de fazer?

3 – Desenvolve os sentidos e a percepção de mundo

7 motivos para cozinhar com crianças

Os sentidos são as primeiras ferramentas que uma criança tem para explorar o mundo. Ela começa a identificar e classificar as coisas a partir da experiência direta que tem com elas. O contato com a alface áspera, a farinha fofinha, os vegetais coloridos e o cheiro dos temperos e o sabor do caldo, por exemplo, desperta sua curiosidade pelos ingredientes e desenvolve familiaridade com eles.

4 – Estimula a criatividade

7 motivos para cozinhar com crianças

Cozinhar também é fazer magia, não é? Fazemos as mais diferentes combinações, transformações de todos os tipos e muito mais. Aprendendo um pouco como funciona essa alquimia, a criança passa a poder criar e experimentar na cozinha. Desde a composição de uma salada até a decoração da sobremesa, o importante é testar e descobrir caminhos diferentes. Quem sabe você não tem um pequeno Chef em casa?

5 – Cozinhar também é brincar!

7 motivos para cozinhar com crianças

Não é à toa que cozinhar muitas vezes é uma tradição familiar. Porque as receitas, o modo de fazer e a interação durante o preparo são elementos culturais com os quais a gente se identifica e se diverte. Para as crianças, a diversão começa simples: o desafio de descascar um vegetal ou ajudar a bater uma massa. Com o passar da idade, ver o bolo crescer e o resultado final ficar bonito e delicioso pode ser legal como colocar a pipa no ar ou terminar um castelo de areia.

6 – Tempo bem aproveitado

7 motivos para cozinhar com crianças

A maioria das atividades “de adulto” parecem chatas para as crianças. Levá-las junto para o trabalho ou para fazer supermercado, por exemplo, pode até funcionar de vez em quando, mas dificilmente será um momento juntos bem aproveitado pelos dois. Na cozinha, por outro lado, vocês sempre podem fazer algo juntos de fato, a quatro mãos (ou mais) e depois ainda se deliciarem com o resultado. Você também vai voltar um pouquinho a ser criança.

7 – Você tem boas chances de ganhar belos jantares no futuro!

7 motivos para cozinhar com crianças

Se seu filho, sobrinho, irmão, primo ou afilhado aprendeu o básico da cozinha com você, tem mais chances de continuar se interessando por culinária e aprendendo novas técnicas e receitas. Assim, um dia você terá a oportunidade de provar pratos ou sobremesas maravilhosas feitas por ele! Não é deliciosamente gratificante?

Importante: é preciso ter uma série de cuidados para que a experiência de cozinhar com crianças seja sempre saudável e divertida assim. Por isso, veja essas dicas de como as crianças em cada faixa de idade podem ajudar na cozinha.

Gostou da ideia? Que tal começar com um jantar de Gnocchi e Nuggets Caseiros com Cookies de Chocolate, M&M’s e Macadâmia de sobremesa? Depois conte pra gente como foi. Feliz Dia das Crianças!