Cozinhar na nossa casa é um momento único: nada melhor que uma boa comida, feita com amor, para dar um toque especial no dia a dia, não é mesmo?

Apesar da rotina apertada, com a correria do horário de trabalho e os diversos compromissos, criar um espaço na agenda para exercitar a criatividade na cozinha é uma excelente forma de relaxar e até mesmo descobrir um novo hobby.

E saiba que já são muitos os apaixonados pela gastronomia que estão aproveitando as redes sociais para compartilhar as suas próprias experiências e, claro, absorver o conhecimento de quem entende das panelas.

No post de hoje, vamos dar uma provinha disso para você. Selecionamos 9 deliciosos perfis do Instagram que vão inspirar a sua criatividade na cozinha! Anote aí!

1. Paola Carosella

Breakfast is served my love @emperorofhoxton

Uma publicação compartilhada por Paola Carosella (@paolacarosella) em

Começamos a nossa lista indicando uma cozinheira de mão cheia. O perfil da chef Paola, famosa no Brasil por ser jurada no reality MasterChef, é pessoal e não tem postagens só sobre comida — mas saiba que isso não o torna menos importante para quem gosta do assunto.

Afinal, a história de vida da chef argentina é diretamente relacionada à cozinha, e são diversas as postagens que nos inspiram a pensar sobre a nossa relação com os alimentos e a descobrir pequenas surpresas da comida no dia a dia.

2. Bela Gil

Focada na cozinha natural, com um bom repertório de receitas saudáveis, a culinarista e nutricionista Bela Gil, assim como a chef Paola, tem um perfil inspirador para exercitar a criatividade na cozinha.

Além de falar da sua rotina de trabalho e de sua família, sem nunca deixar a boa alimentação de lado, o perfil da Bela tem diversas dicas de receitas práticas.

O perfil também abre espaço para postagens sobre ingredientes pouco conhecidos, com destaque para a valorização da cozinha brasileira.

3. The Art of Plating

Apricot dessert @alexandre_chaignaud #TheArtOfPlating

Uma publicação compartilhada por The Art of Plating (@theartofplating) em

Saindo um pouco da nossa zona de conforto, vem a primeira influência internacional da lista, o The Art of Plating.

Direcionado para a montagem de pratos, o perfil é um colírio para os olhos de qualquer cozinheiro. A linha do tempo é cheia de fotografias que parecem obras de arte de tão lindas e delicadas.

Passar um tempinho observando as belíssimas postagens do The Art of Plating é uma excelente pedida para descobrir como exercitar a criatividade na cozinha e levar sofisticação até para os ingredientes mais simples.

4.  Popeye the Foodie

Quem diria, a próxima dica para despertar a sua criatividade na cozinha tem um pezinho no mundo dos pets.

A história do perfil Popeye the Foodie começou com amor, assim como a construção de uma boa receita deve ser. Ivy Diep é a cuidadora de Popeye, um pequeno e simpático cachorrinho resgatado por ela de uma situação de miséria e fome.

Inspirada por amigos e aproveitando a doçura de Popeye, Ivy transformou o passado triste do seu amigo de quatro patas em uma série de boa vida: no perfil, você encontra cliques de Popeye posando em diversas experiências gastronômicas.

Constantemente atualizado — às vezes, há mais de uma postagem por dia —, o perfil é ótimo para conhecer ideias de diversos restaurantes e ainda se divertir com os closes do Popeye.

5. Editora Panelinha

Panelinha é o nome do blog da chef Rita Lobo, o primeiro site de receitas testadas do Brasil, criado há quase duas décadas, em 2000.

Hoje, além do blog, a chef apresenta programas de televisão e ainda administra o selo Editora Panelinha, focado em lançamentos culinários.

No perfil do instagram, são diversas as dicas de refeições práticas para variar no dia a dia.

Tudo é feito com simplicidade, mas muito estilo: as fotos da linha do tempo do Panelinha são referências excelentes para a escolha de louças, talheres e diversos utensílios e artigos decorativos para deixar qualquer prato bonito — até um purê básico pode ser bem especial.

6. Receitas de Minuto

O Brasil está cheio de talentosos cozinheiros amadores que são profissionais em encantar o público na internet. Esse é o caso da Gisele Souza, criadora do blog Receitas de Minuto, que tem um Instagram de dar água na boca.

Com imagens bem produzidas, que fazem link para vídeos que ensinam receitas fáceis e saborosas, os posts do Receitas de Minuto são um alívio para quem está sempre na correria, mas preza por estar com a mesa sempre farta!

7. Jamie Oliver

With my man @gennarocontaldo doing some nice squid nice ? @davidloftus

Uma publicação compartilhada por Jamie Oliver (@jamieoliver) em

Na área profissional, não faltam perfis de chefs inspiradores. E um dos mais famosos deles é o Instagram do britânico Jamie Oliver.

Conhecido por sua fala rápida e pela simpatia, o chef é craque em ensinar receitas vapt-vupt, mas que parecem ter saído de uma clássica cozinha de restaurante.

Assim como as brasileiras Paola Carosella e Bela Gil, o perfil de Jamie mescla experiência de vida com gastronomia, evidenciando a relação das pessoas com a comida.

E quando o assunto são os pratos, o que o perfil mais faz é incentivar a criatividade na cozinha: na mão de Jamie, até um simples ovo cozido se transforma em um canapé bem especial!

8. Cookism

Our ode to the wet season. As far as desserts go, nothing is as transparent with you as the raindrop cake.

Uma publicação compartilhada por Cookism (@thecookismproject) em

O perfil do projeto Cooksim é definitivamente uma inspiração para qualquer pessoa que esteja procurando esbanjar criatividade na cozinha.

Com fotos vibrantes, que trazem aquela impressão de comida cheia de frescor, o perfil é especialista em fazer a gente babar com o celular na mão.

Além de ideias de combinações e sabores, os posts do Cooksim trazem boas referências de como servir pratos de todos os tipos e para variados momentos do dia.

Já imaginou deixar a salada com uma cara tão apetitosa que não vai ser preciso convencer todo mundo de que comer com saúde também pode ser saboroso? O Cooksim mostra como isso é possível!

9. Cheftime

A gente não poderia falar de tantos perfis que se dedicam à cozinha e ficar de fora desta lista, não é mesmo? Afinal, o Cheftime ama uma boa receita!

Seguindo o mote “a sua hora chef”, o perfil do Cheftime no Instagram tem o objetivo de motivar ainda mais a sua criatividade na cozinha.

A cada novo cardápio planejado, uma foto especial é postada para incentivar os seguidores. Você ainda pode tirar boas ideias para fazer as fotos dos seus próprios testes!

Neste artigo, vimos que, para ter mais criatividade na cozinha, contar com a ajuda do Instagram pode ser um estímulo e tanto para usar seus temperos e testar novas combinações.

Se você gostou do conteúdo e quer instigar os seus amigos a também criarem deliciosas experiências gastronômicas, não deixe de compartilhar este post nas suas redes sociais!