Oferecer um jantar é uma das melhores formas de demonstrar carinho pelas pessoas. Além de tirar do armário seus pratos, copos e talheres de festa, você já sabe o que fazer e que cuidados ter antes do evento?

No artigo de hoje você vai conferir algumas dicas para fazer bonito e, de bônus, daremos algumas sugestões de receitas para jantar entre amigos!

1. Pense no tempo e no espaço para cozinhar

Lembre-se de que cada receita requer um tempo diferente no forno e muitos pratos sequer permitem dividir espaço com outros.

Se você tiver muitos pratos que precisam ir ao forno, das duas uma: ou você vai servir pelo menos um deles frio ou você vai fazer seus convidados esperarem muito entre um prato e outro. Nenhuma das duas opções parece agradável, portanto, pense estrategicamente!

2. Prepare o que você faz de melhor

Experimentar receitas novas ou formas diferentes de fazer algo que você já está acostumado é sempre uma boa pedida. Porém, a hora de cozinhar para muitas pessoas não é a melhor para correr riscos tão grandes.

É importante cozinhar com confiança, por isso, faça a sua especialidade, aquele prato que só você sabe fazer. Tente inovar nos acompanhamentos, por exemplo, que são mais fáceis.

3. Preocupe-se com os detalhes

Talvez sua especialidade seja algo que muita gente também faz. No entanto, você pode causar uma boa impressão com um simples detalhe, que pode fazer toda a diferença.

Que tal colocar na mesa alguns acompanhamentos extras? Ou então mudar os que você sempre repete? Será algo que ninguém está esperando e vai surpreender.

4. Escolha um cardápio equilibrado

Não encha a mesa só com pratos pesados, pois dificilmente todos conseguirão experimentar o jantar que você fez com tanto carinho. Mas também não sirva só pratos leves. Isso pode fazer com que seus amigos saiam com fome e passem em algum fast-food antes de voltar para casa.

Por isso, equilíbrio é o seu melhor amigo. Combine bem os pratos e todo mundo sairá satisfeito.

5. Confira se os pratos combinam

Às vezes você tem várias especialidades e quer que todo mundo experimente tudo. É importante conferir primeiro se as opções que serão oferecidas combinam.

Uma boa ideia é fazer pratos temáticos, comidas típicas de algum país e transformar seu jantar em uma verdadeira noite mexicana ou indiana.

6. Prepare pratos que chamem a atenção

Receitas para jantar com amigos: Paella Valenciana

Um bom truque é fazer pratos que parecem ter sido feitos por profissionais. Você se impressionaria de ver quantos pratos têm uma aparência requintada, mas que na verdade são fáceis de fazer. Portanto, toda atenção à apresentação e aos detalhes é essencial para convencer os convidados ainda pelos olhos.

7. Adiante o que puder

Se puder ser preparar com antecedência, até mesmo no dia anterior, faça isso! Você vai conseguir cozinhar com muito mais tranquilidade no dia do jantar e não vai ter aquela montanha de louças depois. Lembre-se daquela máxima: “a pressa é inimiga da perfeição”.

8. Ofereça pelo menos duas opções de prato

Se por algum motivo, como uma alergia ou até mesmo um trauma, um determinado prato não agradar alguém, é bom ter uma opção que pode salvar a noite desse convidado. Serve também para contrabalancear pratos exóticos.

Caso você não conheça o gosto de todos é bom ter um plano B na manga, até para evitar situações embaraçosas.

9. Evite ficar preso na cozinha durante o jantar

No ímpeto de impressionar, é possível escolher pratos mais demorados e com finalizações difíceis que podem tirar você do jantar a qualquer momento. Por isso, evite esse tipo de receita e, de preferência, tenha tudo pronto antes de começar a festa.

Afinal, se seu objetivo é conversar um pouco, aumentando sua proximidade com aqueles que você tem tanto apreço, não vai ser legal interromper a toda hora para verificar algo no forno.

10. Kits gastronômicos podem facilitar sua vida

Receitas para jantar: Kits gastronômicos Cheftime

Se você não tiver tempo pra pensar e executar alguma dessas etapas, kits gastronômicos podem ser uma ajuda e tanto. Você escolhe as receitas que deseja preparar para os seus amigos e recebe  na sua casa todos os ingredientes frescos e na medida com o passo a passo detalhado. É o que você encontra no Mercado do Chef do Cheftime, por exemplo.

11. Confira sugestões de receitas para jantar com seus amigos:

Dadinho de Tapioca com Geleia de Pimenta

Receitas para jantar: como fazer dadinho de tapioca com geleia de pimenta

Preaqueça o forno a 200°C. Em uma panela, dissolva 50 g de leite em pó com 190 ml de água em fogo alto e espere ferver. Tempere com 3 g de sal e desligue o fogo. Em um bowl, misture 120 g de tapioca granulada com queijo parmesão (100 g)  e despeje o leite ainda quente, misturando rapidamente todos os ingredientes.

Pegue uma assadeira antiaderente pequena de aproximadamente 20 cm. Transfira a massa de modo que fique com 3 cm de altura, alisando a superfície até ficar uniforme. Leve a geladeira e deixe esfriar ou endurecer por 15 minutos. Dica: pode usar uma assadeira maior, porém não precisa preencher todo o fundo, espalhando a massa, por exemplo, até a metade. Quando a massa estiver bem firme, desenforme da assadeira e transfira para uma tábua. Corte em cubos de aproximadamente 3 cm. Coloque de volta na assadeira deixando um espaço de 1 cm entre cada cubo ou dadinho. Leve ao forno por 25 minutos, ou até que comecem a dourar.

Sirva a geleia de pimenta em um recipiente à parte e coloque ao lado dos dadinhos de tapioca.

Frango ao Molho Balsâmico com Couscous Marroquino e Castanha

Receitas para jantar: como fazer frango ao molho balsâmico com couscous marroquino e castanha

Em uma panela, coloque 200 ml de água para ferver em fogo alto. Corte 30 g de azeitona preta em finas rodelas e pique 40 g de tomate seco grosseiramente. Retire as raspas de um limão e depois extraia o suco da metade dele, a outra metade corte ao meio. Coloque o couscous marroquino (90 g) em um recipiente, regue com um fio de azeite e tempere com sal. Quando a água da panela ferver, despeje sobre o couscous e deixe descansar para hidratar por 10 minutos.

Coloque os filés de frango em um bowl e faça uma marinada adicionando alecrim, alho, as raspas do limão, o suco do limão, 40 ml de aceto balsâmico, tempere com sal e misture bem todos o ingredientes. Em uma frigideira aqueça um fio de azeite e sele o frango (reserve a marinada) em fogo médio, por aproximadamente 5 minutos, virando de lado na metade tempo. Tampe a frigideira para que o frango cozinhe mais rápido por dentro. Retire o frango da frigideira e reserve.

Adicione a marinada, o açúcar, 100 ml de água na mesma frigideira e deixe cozinhar por 1 minuto, ou até que o molho comece a engrossar. Se achar necessário, ao final, passe o molho em uma peneira. Transfira o filé de frango para uma tábua e corte em tiras. Junte 25 g de pimenta biquinho, o tomate seco e as azeitonas no recipiente do couscous e misture bem. Sirva em um prato com o frango e regue o molho por cima. Disponha o gomo de limão ao lado e salpique as castanhas por cima.

Verrine de Brigadeiro de Gianduia e Crocante de Castanha de Caju

Receitas para jantar: como fazer Verrine de Brigadeiro de Gianduia Crocante de Castanha de Caju

Quebre 50 g de bolachas maisena em pedaços pequenos e reserve em um recipiente. Em uma vasilha pequena, separe duas colheres de sopa cheias de creme de leite para usar na preparação da ganache de chocolate amargo. Em uma panela em fogo médio, coloque uma lata de leite condensado, 120 g de pasta de chocolate com avelã, 30 g de chocolate amargo, a manteiga e o restante da caixa de creme de leite. Mexa continuamente a mistura até atingir o ponto de brigadeiro mole, em torno de 8 a 10 minutos. Reserve e deixe esfriar.

Para fazer a ganache, coloque 70 g de chocolate amargo em gotas uma vasilha e derreta no microondas de 30 em 30 segundos, sempre mexendo no intervalo de cada tempo, até derreter o chocolate por completo (no total será cerca de 2 minutos). Dica: Ao derreter o chocolate, não se deve passar de 30 segundos por vez. Em seguida, adicione o creme de creme de leite separado anteriormente e misture até obter uma textura lisa e homogênea. Reserve.

Para fazer a farofa crocante de castanha de caju, pegue uma frigideira antiaderente e aqueça em fogo médio. Coloque 60 g de castanha de caju triturada, a bolacha maisena picada e 10 g de açúcar de confeiteiro. Mexa por aproximadamente 2 minutos, ou até que fique levemente dourado. Desligue o fogo e reserve. Dica: Misture até começar a sentir o aroma de pipoca caramelizada. Para a montagem da sobremesa, escolha os potinhos ou taças de vidro de sua preferência e faça camadas alternadas de brigadeiro de gianduia com a farofa de castanha de caju ao meio. Finalize, por cima de tudo, colocando uma fina camada de ganache de chocolate amargo e leve à geladeira até esfriar. Sirva gelado de preferência.