vitamina d no sol

A vitamina D pode ser absorvida pelo corpo através da exposição à luz solar, pela alimentação ou por suplementos alimentares. Porém, a maior parte da vitamina D diária necessária vêm da síntese cutânea após exposição solar, por isso é importante tomar sol por 5 a 10 minutos todos os dias. Também é possível encontrar está vitamina em diversos alimentos como: cogumelos, salmão, atum, cavala, arenque, sardinha, bife de fígado, queijos e gema de ovo, óleo de fígado de bacalhau.

benefícios do salmão

A radiação UVB, que vem do sol, penetra na pele e produz a vitamina D na forma não ativa, que passa pelo fígado, onde é metabolizada em outro composto e segue para várias células e para o rim, onde é finalmente transformada em sua forma ativa, que de fato é responsável pelos benefícios dessa vitamina. Ela auxilia no equilíbrio da quantidade de fósforo e cálcio no organismo, essencial para a saúde dos ossos, prevenindo osteopenia e osteoporose em adultos e raquitismo na infância. O cálcio e o fósforo também têm um papel importante na contração muscular, inclusive do coração.

benefícios nos adultos

Nas mulheres, previne contra Síndrome dos Ovários Policísticos, endometriose e infertilidade, além de prevenir complicações no parto, como baixo peso fetal e a diabetes gestacional. Há estudos que comprovam também que trás melhores resultados na fertilização in vitro. É utilizada no combate à doenças autoimunes, na prevenção e tratamento da depressão. Há estudos que apontam que pessoas com falta de Vitamina D, principalmente com mais de 50 anos, são mais propensas a desenvolver depressão.

combate à osteoporose

O que poucos sabem é que a má alimentação é o principal fator de interferência na sua absorção. A alimentação ocidental é repleta de farináceos, alimentos ultraprocessados e açúcares em excesso, enquanto o consumo de alimentos naturais é muito baixo. Isso tudo causa um desequilíbrio no organismo, que leva à deficiência de micronutrientes (vitaminas e minerais) e interfere diretamente na ativação da vitamina D, além de outros processos metabólicos.

vitamina d nos alimentos

Dúvidas Frequentes: 

Vitamina D Engorda? 

Não! Pelo contrário, ela está associada à uma melhora no metabolismo, o que auxilia na perda de peso.

Protetor solar impede a sua absorção? 

Não! Estudos da Sociedade de Dermatologia tem mostrado que a absorção da vitamina D não é prejudicada pelo uso de protetor solar.

Como pode ter relação com a Depressão?

Estudos científicos têm mostrado que alguns hormônios e neurotransmissores, como serotonina e ocitocina, relacionados ao bem estar e comportamento são ativados pela vitamina D.

Por que ela melhora o sistema imunológico?

Os linfócitos, as principais células de combate do sistema imunológico, têm receptores para a vitamina D, o que permite que a célula e a vitamina se conectem. Quando isso acontece desencadeia uma reação que provoca o fortalecimento do sistema de defesa, auxiliando na prevenção de doenças.

Como suplementar?

Somente um médico ou nutricionista pode orientá-lo sobre a sua necessidade de suplementação e qual a melhor forma de tomá-la! 

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Referências:

BRIGGS, R., et al. Vitamin D Deficiency Is Associated With an Increased Likelihood of Incident Depression in Community-Dwelling Older Adults. Journal of the American Medical Directors Association, Dezembro de 2018.

GRINBERG, A. Deficiência de vitamina D aumenta o risco de depressão, diz estudo. Disponível em <https://coracaoevida.com.br/deficiencia-de-vitamina-d-aumenta-risco-de-depressao-diz-estudo/> Acessado em 20, de Julho, de 2020.

XAVIER, J. Conheça os benefícios da Vitamina D. Disponível em <http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/342-vitaminad> Acessado em 20, de Julho, de 2020.