Só existem 2 tipos de pessoas: as que amam o inverno e as que o odeiam! Separamos algumas dicas com preparos simples, ingredientes sazonais e um toque de Chef, para aquecer o seu inverno! Independente de amá-lo ou odiá-lo!

“Comidas de inverno” geralmente são feitas com alimentos sazonais, ou seja, que ficam prontos para colheita nessa estação – nesse caso, entre o fim de junho e início de setembro. Essa é a melhor época para comê-los, pois estão no auge de seus nutrientes e sabor, além de ficarem bem mais baratos do que no resto do ano. Confira as dicas da Chef para arrasar nesse inverno!

Sopa de abóbora e batata doce com creamcheese e nozes

Se você ama a sensação quentinha de tomar uma sopa, seja ela em caldo, com pedaços ou em creme, escolha uma boa receita e aproveite os legumes, tubérculos e leguminosas da estação: Abóbora, alcachofra, alho porró, batata doce, batata baroa (mandioquinha), cará, inhame, mandioca, milho verde e fava. Todos eles rendem ótimas bases e complementos para sopas, cortadinhos ou batidos, pois são neutros, portanto, combinam com praticamente qualquer mistura ou tempero, e ainda ajudam a dar textura e liga, deixando a sua sopa mais encorpada e nutritiva.

Os tubérculos e a fava também ficam ótimos assados com azeite ou fritos em forma de chip! Além de cor e sabor, eles trazem crocância para sua sopinha ou qualquer outro prato que queira complementar! Ah, e ainda são uma opção de lanche saudável!

Catalonha, Laranja e Cevadinha

Catalonha, couve, couve de Bruxelas e espinafre são as folhas do inverno! Elas combinam bem com as sopas e ficam ótimas refogadas, mas que tal inovar um pouquinho? Elas são perfeitas para dar um toque de Chef no arroz do dia a dia, ou em grãos como o couscous, o trigo e a cevadinha. Além de serem uma fonte de cor e sabor excelente para massas (experimente bater um pouco de espinafre para dar o ponto na massa de nhoque ou macarrão no lugar da água), ainda auxiliam no bom funcionamento intestinal e são fontes de ferro e cálcio!

Avocado toast com rabanete

Nem só de pratos quentes se faz um inverno no Brasil! Ingredientes como abobrinha, ervilha, brócolis e broto de feijão são bem versáteis e ficam maravilhosos em pratos quentes e frios, assim como o nabo e o palmito também! – Fica a dica pra incluir na lista de compras ;)

Se você gosta de uma boa conserva para acompanhar seus pratos, pepino, gengibre e rabanete são ótimas apostas, e combinam muito com uma boa salada de agrião, outra folha de inverno! Alias, preparos frios, como saladas, sopas frias e crudités (legumes crus servidos com molho) são excelentes opções de acompanhamentos ou entradas, que podem ser servidas com pratos quentes!

Nas frutas temos infinitas possibilidades! Composições doces, salgadas e agridoces, colorindo e trazendo muito sabor em molhos, sobremesas e acompanhamentos. É temporada de atemoias, carambolas, cupuaçus, kiwis, morangos e quincans, raras de se ver fora de época! O abacate, a maçã e a tangerina ficam mais saborosos e baratos, prontos para colorir meus preparos! Que tal testar essa mistura de frutas em pratos salgados com um delicioso chutney de maçã para acompanhar assador ou um clássico molho de laranja, que fica ótimo com aves e carnes?

Mas agora vamos ao que interessa! Receitinhas descomplicadas com os insumos da estação ;)

Risoto de abóbora com linguiça toscana

Que tal variar um pouco da sopa e do purê e aproveitar sua abóbora para fazer um delicioso risoto? Nessa receita nós indicamos a cabotiá (abóbora japonesa), mas você pode usar a moranga ou a abóbora paulista também, o que for mais acessível em sua região! A dica de ouro aqui é aproveitar as sementes da sua abóbora para dar uma crocância especial ao seu prato! Retire as sementes, lave, remova todos os fiapos e leve em uma frigideira pré aquecida (em fogo baixo) com um fio de azeite. Tempere como desejar e deixe dourar por cerca de 10 minutos, sempre mexendo para que fiquem tostadinhas e crocantes, sem queimar! Para a receita completa do risoto da foto clique aqui.

Maminha ao molho de gorgonzola e espaguete de abobrinha

O espaguete pode ser do legume de sua preferência, abobrinha, cenoura e palmito são neutros, mas pode usar beterraba ou nabo que também dão certo, só considere o sabor mais acentuado deles. Os tomates cereja também podem ser substituídos por lascas de alcachofra, queijos ou o que quiser! Para a receita completa clique aqui.

Sopa de brócolis com alho e ricota

O brócolis é rico em nutrientes, cálcio e proteínas! Essa receita além de prática e rápida, tem um ótimo rendimento e pouquíssimas calorias! Você também pode substituir o alho pelo crocante de semente de abóbora que aprendeu na primeira receita ou croutons temperadinhos. Para a receita completa clique aqui.

Frango ao molho de aceto e morango com batata doce e espinafre

Receitinha fitness e rica em nutrientes e sabor! O espinafre pode ser substituído por outra hortaliça fresca ou refogada de sua preferência, assim como as batatas. Sugerimos usar uma geleia de morango, mas você pode usar da fruta que quiser, agora, se quiser uma dica de Chef mesmo, que tal fazer seu próprio coulis (um tipo de calda ou molho bem fluido e sem pedacinhos). Você vai precisar de: 200g de morango, 40g de açúcar e o suco de meio limão. Processe tudo, coe e está pronto! Se quiser pode apurar um pouco em fogo baixo, até ficar mais encorpado. Para a receita completa clique aqui.

Agora você está pronto para fazer seus pratos do inverno! Mas se quiser harmonizar seus pratos com bebidas e drinks para ajudar a se aquecer, segue aqui ;)