Você sabia que usar o copo certo pode deixar sua cerveja ainda mais gostosa? Pois é! Pequenos detalhes como tamanho, material, formato e espessura da borda do copo influenciam nas características da bebida, como a formação de espuma, liberação do aroma e até mesmo sabor. 

O copo perfeito para cada cerveja vai depender do estilo dela. As mais leves e com menos aromas são servidas em copos mais estreitos, já as mais encorpadas e aromáticas pedem um copo mais largo, que permita o desprendimento e circulação de seus aromas. Temos alguns copos e taças considerados “coringas” por serem muito versáteis, como a taça tulipa, que atendem as necessidades básicas de vários estilos de cervejas.

Mas pra ficar perfeito mesmo, vamos aprender quais são os copos ideais? 

Taça tulipa

É uma das mais utilizadas, indicada para cervejas do tipo Pilsen, Belgian Ales e Triples. A curvatura do seu formato mantém a espuma estável, permitindo a formação de um colarinho cremoso, característico desses estilos. Seu corpo arredondado direciona os aromas do lúpulo direto ao nariz e sua borda voltada para fora permite o encaixe perfeito nos lábios.

Copo pokal

Possui uma base mais fina que se alarga em “V“ e se alonga um pouco até a borda, esse formato ajuda a preservar a espuma por mais tempo. Assim como a tulipa, é considerado um copo coringa, mas é mais indicado para cervejas bem carbonatadas (com bastante gás), escuras ou claras, como a Bock, Vienna Lager e Strong Pale Lager.

Copo lager

Indicado para cervejas do tipo lager, como Pilsen, American Lager e Light Lager. Seu formato cilíndrico e alto, com a boca mais estreita preserva e concentra os aromas delicados desses estilos, além de facilitar a formação de uma espuma mais estável. Sua base mais estreita e de fundo grosso conserva a temperatura e o gás da cerveja por mais tempo.

Copo weizen

guys drinking beer with mixed snacks

É o copo perfeito para cervejas de trigo, como os estilos Weizenbier, Weinzenbock e Dunkel Weizen. Seu formato permite a expansão ideal da espuma, a borda mais larga favorece a percepção dos aromas incomparáveis desse estilo e seu tamanho permite que o todo o conteúdo da garrafa seja servido de uma só vez! Garantindo uma boa homogeneização da bebida e visualização do show de cores da cerveja. 

Tumbler

O famoso copo sextavado, criado inicialmente por Pierre Celis para a cerveja Hoegaarden, é o ideal para cervejas do estilo Witbier. Sua base estreita e grossa ajuda a manter a temperatura por mais tempo, enquanto sua boca mais larga destaca os aromas cítricos de casca de laranja e condimentado das sementes de coentro, típicos dessa cerveja.

Taça Snifter

Glass of hot cognac over wooden surface

Conhecida como “a taça de Cognac”, possui uma haste pequena e base larga, o que lhe permite a troca de calor das mãos para a bebida, favorecendo a concentração dos aromas, que são direcionados ao nariz. Sua profundidade e borda curvada também a torna ideal para servir Strong Ales, como os estilos Imperial Stouts, Barley Wines, Belgian Strong Dark Ales e Doppelbocks

Goblet

Light beer for clients. Two wine glasses on wooden bar counter in blurred interior of pub, close up

Muito utilizado para cervejas belgas, como os estilos Dubbel, Tripel e Quadrupel, cervejas mais intensas e complexas. Sua boca larga e corpo arredondado favorece o desprendimento e circulação de seus aromas, e a haste mais alta ajuda a preservar a temperatura da bebida.

Flute

Sim! A taça de espumante. Ela é ideal para cervejas de fermentação espontânea, como as Lambics, Geuze, Faro, Brut e Fruit Beer, feitas utilizando o método de champenoise (o mesmo das champagnes – fermentação na garrafa), com rolhas em suas garrafas de vidro. Seu formato evita que a cerveja perca o gás e ainda permite uma melhor visualização do espetáculo de borbulhas subindo pelo líquido de cores delicadas.

Pint 

Pint é uma unidade de medida que deu o nome ao copo barrigudinho, também conhecido como “copo das IPAs”. Possui uma base mais estreita, que se alarga formando uma “barriga” e depois volta a se estreitar na borda. É um copo muito versátil e usado tradicionalmente nos pubs do Reino Unido, indicado para servir cervejas dos estilos Bitter, IPA e Session IPA, Porter e Stout.  

Caneca de Chopp

Não poderia faltar a clássica caneca de chopp né? Tradicional em festas alemãs, essas canecas têm as paredes espessas e resistentes, com uma alça firme, o que ajuda a manter a temperatura da cerveja. Podem chegar a comportar até 1 litro de cerveja e são indicadas para os estilos Helles, Marzen, Pilsen, Vienna Lager.

Agora fica o desafio para você analisar se há diferença mesmo em tomar sua cerveja preferida da forma habitual ou no copo ideal! Conta pra gente o que achou marcando o @cheftime e #meucheftime ;)

Referências:

LARAS, C. Tipos de copos de cerveja: entenda as diferenças e quando usar cada um. Disponível em <https://www.hominilupulo.com.br/universo-da-cerveja/ copos-de-cerveja/> acessado em Setembro de 2020.

Mestre Cervejeiro. Qual o copo ideal para cada estilo de cerveja? Disponível em <https://mestre-cervejeiro.com/qual-o-copo-ideal-para-cada-estilo-de-cerveja/> acessado em Setembro de 2020.