Você sabia que o formato e o material do copo pode favorecer a degustação do coquetel? Isso mesmo! A escolha do copo ideal para o seu drink pode dar mais personalidade, melhorar a percepção dos aromas, favorecer a diluição correta da bebida ou até mesmo influenciar a temperatura ideal para o consumo. 

tipos de copos para bebida

Vidros | Cristais

O vidro é o mais utilizado para servir coquetéis. Além de ter uma boa apresentação é um material inerte (que não interfere no sabor ou características do que for colocado em contato com ele) e mais barato que o cristal. O cristal também possui uma ótima apresentação e é inerte, com a vantagem de possuir uma porosidade maior que a do vidro, o que favorece a quebra das moléculas do líquido em contato com a parede do material e facilita a liberação dos seus aromas. Esse é um dos motivos para ele ser o mais indicado para apreciação de bebidas puras e coquetéis mais aromáticos. 

copos para coquetéis

Há vários formatos de copos para drinks e apreciação de bebidas. Os copos clássicos ainda são muito utilizados, mas a inovação nos traz novos usos dos mesmos ou ainda adaptações de formato ou altura.

On the Rocks | Old Fashioned

Um dos mais utilizados é o On the Rocks, copo baixo, com fundo grosso e borda reta, ideal para se tomar whisky ou outras bebidas puras com gelo. Um copo semelhante e muito confundido com esse é o Old Fashioned, que também é um copo baixo e de fundo grosso. Porém, possui a borda mais larga, para liberar melhor os aromas dos coquetéis e bebidas. Ambos podem servir Caipirinha, Negroni, Old Fashioned, Whiskey Sour e todos os coquetéis que seguem essa linha.

copos diversos

Highball | Long Drink | Collins

Para drinks com bastante gelo, geralmente completos com suco ou bebidas gaseificadas, temos o Highball ou o Long Drink. São copos altos e finos, muito utilizados em festas e eventos para servir coquetéis refrescantes e bebidas não alcoólicas. Os Collins são semelhantes aos anteriores, um pouco mais estreitos e altos, geralmente acompanhados de canudos. São ideais para servir a Ginger Absolut, Gin Tônica (drink original), Tom Collins, Long Island Ice Tea e Gin Fizz.

Caneca de Cobre

E falando de copos para drinks que mantenham os coquetéis refrescantes, a famosa Caneca de Cobre do drink Moscow Mule é feita desse material justamente para manter o coquetel sempre frio e dar um tom diferenciado neste clássico. 

coquetel

Taça Dry/Coquetel

A Taça Dry/Coquetel é uma das mais utilizadas nos drinks secos, possui a haste longa, para que sua mão não afete a temperatura da bebida, borda larga e corpo pequeno em formato de Y. É a famosa taça do Dry Martini e do Cosmopolitan.

Taça Coupe/Coupette

Esta taça que possui uma haste alta, boca larga e corpo dividido em duas partes, uma mais larga (onde fica a boca) e outra mais estreita (na base). É a taça da Margarita e coquetéis tipo frozen (com gelo triturado) ou de frutas.

Taça Flute

A Taça Flute é mais fina e alongada, possui a haste média ou longa e boca estreita, é a famosa “taça de champagne”, oficial para servir espumantes e coquetéis feitos com os mesmos, como os clássicos sem gelo: Mimosa, Kir Royal, French 45. 

Gin

Taça Copa Balloon | Taça Balloon Snifter

A Taça Copa Balloon, também chamada de Taça de Gin, é uma taça de corpo grande e arredondado, com a boca larga e ligeiramente menor que o corpo, com uma haste longa. É a taça oficial da “nova Gin Tônica”, usada também para servir Aperol Spritz e outros drinks com bastante gelo e/ou bebidas gaseificadas. Não podemos confundir essa taça com a Taça Balloon Snifter também conhecida como a “taça para conhaque”, que possui o corpo largo e a borda ligeiramente mais estreita, porém, com haste curta, favorecendo a troca de calor da mão com a bebida e liberando seus aromas na temperatura ideal.

drinks em taças

Taça Escandinava

A Taça Escandinava possui um formato exótico, de corpo “acinturado”, base arredondada e boca estreita e aberta, embora atualmente venha sendo substituída por uma Taça de Água, que apesar de parecer apenas uma taça comum de vinho mais alongada e corpo maior, tem uma elegância inegável, muito utilizada para o Aperol Spritz por exemplo. É a taça dos “coquetéis exóticos”, com frutas tropicais e naturalmente adocicados, como a Piña Colada e o Singapore Sling.

Taça Irish

A Taça Irish também é indicada para servir  bebidas quentes, sua alça lateral evita o contato da mão com o vidro quente e o formato favorece a degustação aromática de drinks como o Irish Coffee ou compostos de chás, cafés e chocolates quentes.

Esses são os principais copos utilizados em drinks clássicos oficiais, mas existem muitos outros e, mesmo os clássicos, podem ser feitos em copos diferentes dependendo da proposta de apresentação dos mesmos!

Espero que tenha gostado do conteúdo! Caso conheça outros copos que costuma utilizar em casa ou goste do formato, deixe nos comentários ou marque a gente lá no nosso Instagram com #meucheftime! ;)